ENTREVISTA

“Objetivo é ouvir as pessoas para fazermos políticas públicas na cultura de Goiás”, diz Yara Nunes

Secretária de Estado da Cultura informou que a opinião pública deve definir os próximos anos do setor

Yara Nunes, secretária de Estado da Cultura (Foto Pollyana Cicatelli)
Yara Nunes, secretária de Estado da Cultura (Foto Pollyana Cicatelli)

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, revelou que o objetivo da Conferência Estadual de Cultura de Goiás é ouvir as pessoas para ter um embasamento, e, então, poder articular as políticas públicas estaduais ligadas ao setor. A informação foi repassada com exclusividade ao Mais Goiás, durante entrevista concedida no primeiro dia de evento, que aconteceu no Hub Goiás, em Goiânia, na segunda-feira (4).

Leia também: Com hiato de 10 anos desde a última edição, Goiás recebe a 4ª Conferência Estadual de Cultura

De acordo com a secretária, os representantes da cultura, vindos de diversos municípios de Goiás, discutem sobre seis eixos do setor para 2024 e próximos anos. “A cultura tem que ser democratizada, interiorizada e ter seus recursos pulverizados. E para fazer isso, precisamos ouvir as pessoas”, destaca.

Yara Nunes disse que para tornar a democratização da cultura possível é necessário envolver o governo, a sociedade civil e todos os municípios. A gestora acredita que a Conferência de Cultura deve ser realizada anualmente para que os artistas, produtores e delegados intermunicipais de cultura possam ser ouvidos. “Ter esse espaço para discutir, para que as demandas cheguem de forma consolidada até nós, possibilita que façamos política pública, pois ela não é feita dentro de gabinete, ela é feita por quem realmente vai utilizá-la”, destacou Yara.

Conferência Estadual de Cultura de Goiás

A conferência acontece nesta segunda e terça-feira, dias 4 e 5 de dezembro. A abertura foi realizada com a presença do presidente do Conselho Estadual de Cultura de Goiás, Carlos Willian, da pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luana Ribeiro, da secretária de Estado de Cultura, Yara Nunes, do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás, Pedro Wilson e do representante do Ministério da Cultura em Goiás, Milton Gonçalves.

Com a presença de delegados intermunicipais de cultura dos municípios de Goiás, o evento terá um momento de eleição para escolher os delegados representantes do estado. Em nova etapa, os eleitos vão representar o Estado na Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá no mês de março de 2024.

Leia mais sobre a Conferência Estadual de Cultura de Goiás clicando neste link.