Infraestrutura

Obras para construção de viaduto na Rua 90 com Avenida 136 terão duração de sete meses

As obras para a construção do viaduto no cruzamento da Avenida 136 e Rua 90…

As obras para a construção do viaduto no cruzamento da Avenida 136 e Rua 90 começam na próxima segunda-feira (1/4). O secretário municipal de Infraestrutura, Dolzonan Mattos, destacou que a edificação durará sete meses e terá o custo de R$ 10 milhões.

Para a construção da trincheira, o trânsito da região sofrerá algumas mudanças para os motoristas passam pela Rua 90. Quem seguir no sentido Praça Cívica/Terminal Isidória, ao chegar na Praça do Cruzeiro, entrará na Rua 89 até a Rua 132. Posteriormente, virará à esquerda na Rua 136, seguirá pela Rua 135, entrará à esquerda na 135-A para retornar à Rua 90.

No sentido contrário, os motoristas seguirão pela Rua 115, que terá sentido único durante a obra. Para retornar à Rua 90, o motorista virará à esquerda na Rua 88 até chegar na Praça do Cruzeiro. Durante as obras, o tráfego pelas avenidas 136 e Jamel Cecílio não sofrerá alterações. De acordo com o secretário, a população não precisa temer qualquer atraso no andamento das obras. Isso após moradores e comerciantes da região entregarem ao secretário um abaixo-assinado contendo 400 assinaturas demonstrando preocupação com as obras.

Mapa dos desvios na região (Foto: Divulgação/Seinfra)

“A garantia [para término da construção] é de que essa obra já está contratada, tanto é que a trincheira não foi licitada, é parte integrante do BRT (Bus Rapid Transit), e nós já temos recursos mais que suficientes. Já estamos usando estes recursos até mesmo para desapropriação de casas necessárias. O dinheiro já está na conta. Não teremos nenhum problema quanto a isso”, afirma Dolzonan.

Osecretário voltou a afirmar que a via não irá interferir ou comprometer o lençol freático da região. “Não vai ter problema, até porque, na região da trincheira em si, o lençol está entre 4,29 a 6,20 metros abaixo do nível natural do terreno. Numa pequena parte que existe o lençol freático mais próximo, mas isso não causar nenhum problema quanto na execução e a drenagem”, destaca.

CONTINUAÇÃO das obras

A construção faz parte do Consórcio do BRT que, para ser concluída até outubro de 2020, contará com outras duas frentes de serviço. De acordo com gerente de contrato do consórcio em Goiânia, Francisco Brandolis, uma delas é a drenagem e reestruturação da Avenida Goiás, no Centro de Goiânia.

“Desde ontem iniciamos a drenagem da Avenida Goiás, que começa pelo lançamento dessa drenagem no Córrego Capim Puba. Essa obra durará todo esse ano e concomitantemente a execução da restruturação da Avenida Goiás”, destaca.

A outra frente consta na reestruturação do Terminal Isidória, que será desabilitado da atual construção e um provisório será erguido, entre as avenidas 3ª e 4ª Radial. “Primeiro faremos um terminal provisório, para tirar todo o fluxo de pessoas e de ônibus do terminal existente. Isso tudo num prazo aproximado de 60 dias. Depois que a operação estiver no terminal provisório, nós desmontaremos o terminal existente e faremos um novo terminal com prazo de um ano a partir do início das obras”, explica.

Toda a obra será realizada após um novo financiamento de R$ 115 milhões pela Caixa. Desse valor, segundo Dolzonan, 80 milhões serão para terminar o BRT. Os demais valores constam em R$ 15 milhões para a canalização do Córrego Cascavel e R$ 10 milhões para o término da Maternidade Oeste, no Setor Vera Cruz I.