COVID-19

Ocupação de UTIs em Aparecida estabilizou, diz secretário de Saúde

O secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, disse nesta quarta-feira (24) que…

Foto: Divulgação

O secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, disse nesta quarta-feira (24) que o município atingiu a estabilidade na taxa de ocupação de leitos de UTI, ficando na faixa dos 91% nos últimos sete dias. O secretário informou ainda que, nesse mesmo período, o registro de casos positivos de Covid-19, identificados pelo teste RT-PCR, apresentou uma queda de 10%.

Conforme Magalhães, além de não apresentar variações acima de 91% na última semana, a taxa de ocupação de UTIs em Aparecida abriu o dia em queda: 88%. Às 19h de hoje, esse número havia caído para 87%, segundo a plataforma da prefeitura.

O secretário comemorou ainda a queda de 10% nos casos positivados de Covid-19, identificados pelo teste do RT-PCR, e defendeu o tipo de escalonamento adotado por Aparecida, com a criação de macrozonas e a suspensão das atividades não essenciais aos sábados. “A gente tem uma experiência muito grande com o escalonamento de Aparecida, que a gente chama de escalonamento regional intermitente. Fizemos isso num longo período no ano passado, por mais de 90 dias, e encontramos bons resultados”, disse.

O sistema, segundo ele, justificaria o baixo índice de letalidade do município. Conforme levantamento de dados oficiais das secretarias Municipais de Saúde de Goiânia, Aparecida, Anápolis, Rio Verde e Águas Lindas de Goiás, realizado na última segunda-feira (22), Aparecida de Goiânia tem a menor taxa de letalidade entre as cinco maiores cidades goianas, com 1,6%.

No ranking, em segundo lugar está Rio Verde, com taxa de letalidade em 2,1%. Em terceiro, Anápolis, com 2,3%; seguido da capital, Goiânia, com 2,5%; e Águas Lindas de Goiás, com taxa em 3%. Em relação a todo o estado de Goiás, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 2,3% dos casos confirmados de Covid-19 evoluem para óbitos. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o índice é de 2,5%, praticamente um ponto percentual acima da taxa de Aparecida de Goiânia.

Atualmente, Aparecida tem 55.108 casos de Covid-19 confirmados e 867 óbitos provocados pela doença.