Pandemia

Ocupação de UTIs oscila entre 41% e 54% no início deste mês, em Aparecida

Município possui 146 leitos de UTIs exclusivos na rede pública de saúde

UTIs em Aparecida (Foto: Guilherme Cardoso/IBGH)
UTIs em Aparecida (Foto: Guilherme Cardoso/IBGH)

Taxa de ocupação de UTIs públicas em Aparecida está em 54%. Após dois dias estabilizada em 47%, novas internações fizeram taxa oscilar novamente. Desde o dia 1ª de abril, o índice tem oscilado entre 41% e 54%, maior ocupação de vagas de UTIs deste mês. No fim de abril, o índice chegou ao menor indicativo do ano, quando alcançou 34% no dia 30. O município possui 146 leitos de UTIs exclusivas para tratamento da Covid-19.

O mês de abril foi o período em que Aparecida de Goiânia conseguiu a maior redução de taxa de ocupação em leitos de UTI da rede municipal. A maior lotação de vagas públicas de UTIs do último mês aconteceu no dia 4 de abril, quando chegou a 85%. No entanto, 26 dias depois, houve uma redução de 51%, quando o índice chegou a menor taxa de ocupação dos últimos meses, 34%.

O último mês registrou uma oscilação de ocupação das vagas de UTIs da rede pública entre 85% e 34%. Uma variação muito maior e mais positiva em relação ao mês de março que foi de 98% a 77%.

Leitos Pediátricos

A oscilação de ocupação dos leitos infantis tem variação bem maior do que o índice nas UTIs para Covid-19 do município. Nos leitos pediátricos, a variação de ocupação chegou a 25% no mês de abril. A oscilação brusca em ocupação de leitos infantis é reflexo da quantidade de vagas pediátricas no município. Dos 40 leitos infantis, entre UTIs e enfermarias que existiam antes, 30 foram usados para estruturar UTIs exclusivas para tratamento de Covid-19.

Como restam apenas 10 leitos hospitalares para crianças na rede pública de saúde, poucas internações ou altas hospitalares resultam em variação brusca na taxa de ocupação destas vagas. Já para os 146 leitos de UTIs exclusivos para Covid-19, o número de internações, altas hospitalares e óbitos causam menor variação na taxa de ocupação para estes leitos.

Flexibilização do Cenário Verde

O mês de maio começou com a matriz de risco leve de transmissão do novo Coronavírus, indicado pelo cenário verde. A prefeitura de Aparecida publicou portaria na última quinta-feira (6) que flexibiliza mais regras para o escalonamento de atividades comerciais no município. O documento libera realização de eventos corporativos e amplia o público permitido em cultos e templos religiosos.

O cenário verde começou a partir do último domingo (2). O indicador da Matriz de Risco é decidido a partir de análise técnica dos dados epidemiológicos apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nas reuniões regulares do Comitê de Enfrentamento e Combate à Covid-19 de Aparecida (COE). A taxa de ocupação de UTIs, indicadores de novos casos da doença, óbitos e taxa de isolamento são alguns dos oito indicadores que compõem os relatórios.