Operação apreende três toneladas de agrotóxicos contrabandeados da China em Goiás
Defensivos agrícolas tinham como destino a cidade de Rio Verde, um dos maiores produtores do Estado de Goiás
Mais de três toneladas de agrotóxicos contrabandeados da China foram apreendidos pela Polícia Militar (PM) nesta quarta-feira (11), em Goiás. Os defensivos agrícolas ilegais são avaliados em R$ 2,4 milhões. Duas pessoas acabaram presas.
LEIA TAMBÉM
- Semad executa protocolos para minimizar contaminação do rio Vermelho com agrotóxicos
- Brasil registra número recorde de agrotóxicos em 2024
O flagrante ocorreu em Acreúna, de acordo com a subcomandante do Batalhão Rural, major Tânia Santos. O motorista de uma van carregada com os produtos foi abordado no município e preso em flagrante por contrabando.
- Levantamentos da Anvisa apontam alimentos mais contaminados por agrotóxicos no Brasil
- Agrotóxicos ilegais são encontrados durante operação da PF em Goiás e no Distrito Federal
Em seguida, a corporação conseguiu localizar o depósito clandestino da organização criminosa no Distrito Federal, onde parte do carregamento estava armazenada – a apreensão é considerada uma das maiores já registradas no Estado. No local, outro homem acabou detido com o apoio da PM-DF.
“O destino da carga era Acreúna, na região de Rio Verde. Não é possível ainda afirmar se a carga era enviada a algumas outras cidades no país. Nós conseguimos chegar até os criminosos por levantamentos do serviço de inteligência”, explica a major.
Conforme a militar, a quadrilha tentava burlar a fiscalização indicando, por meio de documentação fiscal e da própria embalagem, que a carga se tratava de sal. Contudo, foi constatado que os produtos se tratavam de agrotóxicos introduzidos de forma ilegal no Brasil.
As substâncias representam, segundo a PM, grave risco à saúde pública, à produção agrícola regular e ao meio ambiente. Toda a carga e os presos foram encaminhados à Polícia Civil (PC).