INVESTIGAÇÃO

Operação da PF cumpre mandados contra crime de envio de dinheiro falso em Jataí

Um morador da cidade teria adquirido R$ 10 mil em notas falsas pela internet

Operação da PF cumpre mandados contra o crime de envio de dinheiro falso em Jataí (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10/9), a Operação Signum Falsum, com objetivo de cumprir dois mandados de busca e apreensão contra a prática do crime de moeda falsa por meio de envio postal. A ação teve início após os agentes descobrirem que um morador de Jataí teria adquirido R$ 10 mil em notas falsas pela internet. Ao todo, dois mandados de busca e apreensão são cumpridos em Jataí.

Segundo informações da PF, a ação tem como objetivo obter novos elementos de prova, apreender objetos e identificar eventuais envolvidos na ação vinculados à prática de crime federal. As investigações buscam descobrir o que seria feito com o dinheiro falso. Ainda de acordo com as autoridades, o investigado já possui passagens pelo crime de tráfico de drogas. Como não houve flagrante, ele não foi preso à princípio.

A investigação teve início após a Polícia Federal, em ação integrada com os Correios, descobrir objeto postal com cédulas falsas. Durante uma fiscalização, um pacote suspeito foi interceptado. Ele saiu de outro estado, não informado pela PF e, dentro dele, havia notas falsas que imitavam o padrão brasileiro. A partir daí, a PF foi acionada para a instauração de um inquérito.

Até o momento, a quantidade de cédulas aprendidas não foi revelada, mas as investigações seguem em andamento. A PF informou que novas diligências poderão ocorrer nos próximos dias, caso surjam indícios da participação de outras pessoas no esquema.

A falsificação de moeda está prevista no código penal como crime contra a fé pública e a pena pode variar de três a doze anos de reclusão, além de multa.