Operação organizada pelo Graer leva coração de criança ao Aeroporto de Goiânia
Órgão foi encaminhado às pressas para São Paulo, onde outra criança esperava por transplante
Ir direto pra matériaO Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer) da Polícia Militar do Estado de Goiás foi acionado às 12h30 da última sexta-feira (8) para encaminhar um coração de uma criança, vítima de morte traumática,do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugol) até o Aeroporto Santa Genoveva. O órgão tinha como destino São Paulo, onde outra criança aguardava por um transplante.
“Pra gente é um misto de emoções a realização de uma operação como essa”, afirma o Major Rodrigo Barbosa, que liderou o trabalho da equipe. “Ficamos tristes por um lado, pois alguém perdeu a vida, e alegres, porque podemos salvar outra pessoa”, avalia.
O major conta ainda que essa não é a primeira vez em que o grupo realizou transporte de órgãos, mas estes são casos extraordinários na rotina do Graer. Ele diz ainda que quando se trata de coração, cada minuto é muito valioso, “porque o órgão pode ficar em média três horas e meia fora do corpo”, diz.
Sobre a idade das crianças, doadora e a receptora do transplante, o major não soube precisar. “Mas ambas têm menos de cinco anos”, finaliza.
Na capital paulista o órgão seguiu para outro hospital com o apoio do Águia de São Paulo, também da Polícia Militar, onde já havia expectativa para realização do procedimento. “Tal operação é uma verdadeira corrida contra o tempo, pois cada minuto perdido pode significar a não condição de recebimento do órgão”, informou o grupo goiano.
VEJA os vídeos:
*Larissa Lopes é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo