EM QUEDA

Pela 1ª vez, ocupação de leitos de UTI para covid-19 em Goiás fica abaixo de 20%

Na noite desta segunda-feira, o índice de ocupação de leitos de UTI em hospitais mantidos pelo governo de Goiás estava em 19%

Leitos públicos de enfermaria para Covid e gripe se esgotam em BH (Foto: Agência Brasil)
Leitos públicos de enfermaria para Covid e gripe se esgotam em BH (Foto: Agência Brasil)

Pela primeira vez desde o início da pandemia do coronavírus, em março de 2020, a taxa de ocupação de leitos de UTI do Estado de Goiás destinados para pacientes com Covid-19 ficou abaixo de 20%. No início da noite desta segunda-feira (13), o índice de ocupação de leitos de UTI em hospitais mantidos pelo governo de Goiás estava em 19%. Até então, a menor taxa registrada era 22%.

O pico da ocupação dos leitos neste ano ocorreu em março, quando a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) registrou 99% de taxa de ocupação. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, uma queda passou a ser notada a partir de abril.

De acordo com a SES-GO, o índice de ocupação das UTI mantidas pelo Estado está abaixo de 30% desde o dia 9 de novembro deste ano, quando a pasta registrou uma taxa de 31%. Porém, essa é a primeira vez que esse número ficou abaixo de 20%. Isso significa que, dos 304 leitos existentes, 246 estão disponíveis e somente 52 estão ocupados. Seis estão bloqueados.

Foto: Painel Covid

Até o momento, 943.094 casos de Covid-19 foram confirmados em Goiás. A incidência da doença é de 13.437 casos para casa 100 mil habitantes. Quanto às mortes em decorrência da doença, 24.604 foram registradas até o final da última semana.