CNM

Pesquisa indica que 94% das cidades são favoráveis a passaporte da vacina

Segundo a gerente da área da saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Carla Albert,…

STF mantém suspensa proibição do MEC à exigência de passaporte vacinal em universidades
STF mantém suspensa proibição do MEC à exigência de passaporte vacinal em universidades (Foto: reprodução - Twitter)

Segundo a gerente da área da saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Carla Albert, 94% das cidades do Brasil que participaram de levantamento do CNM concordam com o passaporte da vacina. A informação é de uma entrevista com a CNN Brasil.

Ela defende a adoção da medida para garantir “um Réveillon com o menor risco possível”. Inclusive, a pesquisa também indica que 65% dos entrevistados são contra a realização desta festa de fim de ano, em especial pela chegada da Ômicron no País.

Vale citar, Goiás confirmou dois casos de Ômicron, ambos em Aparecida de Goiânia, neste domingo (12). A prefeitura confirmou a situação por meio de live do prefeito Gustavo Mendanha (sem partido). Segundo ele, a nova cepa foi verificada após sequenciamento genético em duas mulheres de 46 e 20 anos que tiveram contato com um casal de missionários de Luanda, na Angola.

Durante a transmissão, Mendanha disse que recebeu nesta manhã uma ligação do secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, confirmando os casos. O gestor relata que um casal de missionários vindos da Angola desembarcaram em Guarulhos, São Paulo, no dia 3 de dezembro e ficaram até o dia 5 do mesmo mês.

Além desses, outros dois estão em investigação. Tratam-se de duas crianças que estiveram com a mãe, em Mali, na África, e moram em Valparaíso de Goiás. O mapeamento já teve início e o resultado sai na terça-feira (14). A informação é do secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino.

Segundo o secretário, a pasta monitora a família e as pessoas com quem tiveram contato. “É caso de alerta, não alarde.” O pai, que não viajou, também negativou para a doença, mas segue em monitoramento.