Piloto que fez pouso de emergência em avião com Lívia Andrade se formou na PUC Goiás
Piloto tinha, até a manhã deste domingo (1º), quase 27 mil seguidores no perfil dela nas redes sociais

A piloto que salvou o avião que levava a apresentadora Lívia Andrade, na última quinta-feira (29), é uma jovem de 23 anos que estudou Ciências Aeronáuticas na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e se formou em 2022. O nome dela é Nayane Beatriz Porto Barros. Nayane tem um perfil nas redes sociais em que compartilha das experiências dela no ar, com quase 27 mil seguidores (mais da metade começou a segui-la depois do episódio)
.
Em agosto de 2024, Nayane virou comandante e passou a realizar os chamados voos solo. Oito meses depois, em abril deste ano, realizou o primeiro voo internacional dela para os Estados Unidos.
Durante o voo no qual estava Lívia Andrade, o namorado, o empresário Marcos Araújo e o DJ Sevenn houve uma falha no abaixamento do trem de pouso do avião. A piloto tentou repetir o procedimento normal outras duas vezes e, além disso, fez passagens baixas sobre a pista no Campo de Marte, em São Paulo, para que a torre pudesse ajudá-la na verificação visual do trem de pouso.
“Uma vez constatado que não tínhamos indicação utilizando o sistema primário, decidimos efetuar o procedimento secundário (manual) de abaixamento do trem de pouso, conforme previsto no check list da aeronave. Decidimos alternar o pouso para o aeroporto de Jundiaí (SP) por possuir uma pista melhor e também menos fluxo de tráfego aéreo”, relata Nayane.
Ao fazer o procedimento secundário de abaixamento do trem de pouso, a piloto conseguiu a indicação de que o trem estava baixado e travado, e com isso prosseguiu para um pouso normal e seguro. Nas redes sociais dela, Nayane informou que a aeronave estava com a manutenção em dia e a tripulação estava habilitada para o voo. “Eventos dessa natureza podem acontecer, por isso é importante que a tripulação esteja devidamente habilitada e a manutenção, em dia”.
A aeronave de prefixo PT-LHZ é um modelo King Air E90 com capacidade para levar até oito ocupantes, entre eles o piloto e o copiloto. Ao lado dela estava o colega de cabine Neto Lima. Nayane contou que, horas antes, havia feito o trecho Goiânia-Pires do Rio, e em Pires do Rio buscou três passageiros para então seguir para São Paulo.