TRISTEZA

Piloto que morreu em acidente em Copacabana era goiano e havia acabado de fazer aniversário

Luiz Ricardo vivia em Juiz de Fora (MG), mas era natural de Goiânia

Piloto que morreu em acidente em Copacabana era goiano
Piloto que morreu em acidente em Copacabana era goiano (Foto: Reprodução)

O piloto Luiz Ricardo Leite de Amorim, que morreu no último sábado (27) depois do avião monomotor pilotado por ele cair na praia de Copacabana, era natural de Goiânia. Ele tinha completado 40 anos quatro dias antes do acidente e fazia um voo de publicidade aérea com uma faixa de propaganda quando a aeronave perdeu sustentação e caiu no mar.

Luiz Ricardo vivia em Juiz de Fora (MG), mas a origem goiana foi confirmada após a identificação oficial da vítima, que trabalhava para a empresa Visual Propaganda Aérea. Era o primeiro trabalho dele pela companhia. Apesar disso, a informação é de que o piloto estava habilitado, com treinamentos e com a manutenção do avião em dia.

Em nota, a Visual Propaganda Aérea lamentou a morte do goiano e disse que “atua há mais de 40 anos no mercado, sempre pautada pela responsabilidade, profissionalismo e pelo rigoroso cumprimento das normas de segurança”. Também ressaltou que colabora “de forma ampla e transparente com as autoridades competentes, em especial com os órgãos responsáveis pela investigação, a fim de contribuir para o completo esclarecimento das causas do acidente”.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro. A última informação é de que ele ainda aguardava liberação para ser levado a Juiz de Fora, onde ocorrerá o velório e o sepultamento.

Acidente

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMRJ) informou que a aeronave caiu nas proximidades do posto 3 da praia de Copacabana por volta das 12h30. O corpo foi localizado no mar após cerca de 2 horas de buscas. Ele estava sozinho no monomotor.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, em nota, que os investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para apurar as causas.

Segundo a Secretaria de Ordem Pública do Rio, a empresa não tinha autorização para a ação. Desta forma, deve ser autuada por publicidade irregular.

Piloto que morreu em acidente em Copacabana era goiano
(Foto: Reprodução)

Nota completa da Visual Propaganda Aérea:

A Visual Propaganda Aérea manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do piloto Luiz Ricardo Leite de Amorim, ocorrido em trágico acidente aeronáutico.

Neste momento de imensa dor, a empresa se solidariza com os familiares, amigos e colegas do piloto, colocando-se integralmente à disposição para prestar todo suporte e apoio necessários à família.

A Visual Propaganda Aérea atua há mais de 40 anos no mercado, sempre pautada pela responsabilidade, profissionalismo e pelo rigoroso cumprimento das normas de segurança. Esclarece que é uma empresa devidamente homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e que a aeronave envolvida no acidente encontrava-se com todas as manutenções e certificações exigidas em dia.

A empresa informa, ainda, que está colaborando de forma ampla e transparente com as autoridades competentes, em especial com os órgãos responsáveis pela investigação, a fim de contribuir para o completo esclarecimento das causas do acidente.

Reiteramos nossos sentimentos e nosso compromisso com a segurança, a ética e o respeito à memória do profissional.