SEU BOLSO

Pix ganha ‘botão de contestação’ para vítimas de golpe; saiba mais

Botão de contestação do pix não valerá para casos de erro. Após contestação, instituições financeiras têm até sete dias para analisar caso

Botão de contestação do pix não valerá para casos de erro (Foto: Agência Brasil)
Botão de contestação do pix não valerá para casos de erro (Foto: Agência Brasil)

A partir desta quarta-feira (1º), o Pix passa a contar com um novo recurso: o “botão de contestação”, disponível diretamente no aplicativo dos bancos. A ferramenta faz parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED) e foi criada para facilitar o processo de contestação em casos de fraude, golpe ou coerção.

Com o novo botão basta acionar a contestação no app para que a informação seja imediatamente enviada ao banco recebedor, que pode bloquear os recursos da conta do suspeito. O Banco Central (BC) explica que a medida dá mais agilidade ao processo e aumenta as chances de a vítima recuperar o dinheiro.

Após a contestação, as instituições financeiras têm até sete dias para analisar o caso. Se confirmarem que houve fraude, o valor deve ser devolvido em até 11 dias para a conta da vítima. Em situações de falhas operacionais no Pix automático, o prazo de devolução pode ser de até 24 horas.

O BC destaca que o “botão de contestação” não se aplica a erros de digitação, arrependimento ou desacordos comerciais. O recurso é válido apenas para transações envolvendo fraude, golpe ou coerção.

Segundo a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), o novo mecanismo não aumenta a segurança antifraude em si, mas torna o processo mais rápido e transparente, permitindo que o cidadão acompanhe de forma digital a análise do caso e colabore no rastreamento do dinheiro.

Leia também