PM apreende cristais de garimpo ilegal avaliados em R$ 135 mil em Goiás; destino era a China
O Comando de Operações de Divisas (COD) apreendeu 460 kg de cristais de quartzo provenientes…
O Comando de Operações de Divisas (COD) apreendeu 460 kg de cristais de quartzo provenientes de garimpo ilegal avaliados em cerca de R$ 135 mil no entorno do Distrito Federal, em Goiás. Eles foram extraídos do Estado, mas também de Minas Gerais e Bahia, conforme a Polícia Militar (PM) goiana.
Uma pessoa foi detida. Segundo a PM, ele era responsável por organizar o transporte, a hospedagem e o uso de propriedades rurais alugadas para a extração clandestina dos cristais de quartzo. Ele confirmou aos agentes que os minerais iriam para a China e outros países da Ásia.
O homem foi preso em flagrante e levado para a Polícia Federal do Distrito Federal por usurpação de bens da União. O suspeito ainda deve responder, com outros envolvidos, quando identificados, por associação criminosa qualificada, crimes ambientais, receptação, comércio ilegal de produtos minerais, além de falsificação e uso de documentos falsos.
A polícia não informou a identidade do suspeito e nem o local exato da abordagem. Durante a ação, foram apreendidos os 460 kg de cristais de quartzo e também um veículo.
LEIA TAMBÉM:
Flanelinha é preso após ameaçar família e fazer grávida passar mal em Anápolis