FOLIA

PM monta força-tarefa para garantir segurança no pré-carnaval de Goiânia

A Polícia Militar de Goiás (PMGO) montou uma força-tarefa para garantir a segurança dos foliões…

PM monta força-tarefa para garantir segurança no pré-carnaval de Goiânia
PM monta força-tarefa para garantir segurança no pré-carnaval de Goiânia (Foto: PMGO)

A Polícia Militar de Goiás (PMGO) montou uma força-tarefa para garantir a segurança dos foliões que forem aos desfiles de blocos no pré-carnaval de Goiânia, neste sábado (3). São previstos, pelo menos, nove blocos. Eles terão concentrações no Jardim América, Setor Bueno e Setor Marista, até o encontro na Avenida Mutirão.

De acordo com major Faria, comandante do policiamento do pré-carnaval deste sábado, a ideia é garantir que a população se divirta com a garantia de que haja problemas, como furto de celular. “Caso ocorra, estaremos preparados para não deixar virar um problema maior. É um momento de felicidade.”

Destaca-se, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) vai integrar todas as unidades de Goiânia. O Batalhão de Missões Especiais (BME) também atuará no esquema de segurança, por meio dos batalhões de Choque, de Policiamento em Eventos e da Cavalaria. Já o Comando de Operações do Cerrado (COC) ficará responsável pela segurança nos parques.

A expectativa dos organizadores é de que 120 mil pessoas passem pelo pré-carnaval. Embora a PMGO estime que a quantidade de foliões será menor que a projetada, a força-tarefa montada está preparada para grande público nas ruas da capital.

Ação conjunta

Também haverá atuação da secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) da prefeitura de Goiânia. Os agentes vão trabalhar em conjunto com a forças de segurança com a realização de interdição de vias para a condução dos blocos ao destino final. O trajeto até a Avenida Mutirão tem início previsto para às 15h.

A SMM, inclusive, reforça as orientações educativas para conscientizar condutores a respeito da mistura de álcool e direção. O diretor de Trânsito da pasta, Horácio Ferreira, explica que o foco é evitar que aconteçam acidentes que envolvam álcool e direção. “Queremos conscientizar o condutor. Ele pode se divertir, mas no trânsito é necessário responsabilidade. Nosso objetivo é garantir a segurança na via e a defesa da vida no trânsito”, completa Horácio.

Segundo ele, estudos apontam que a combinação gera diminuição da capacidade psicomotora, alteração na capacidade de raciocínio, retardo para respostas e condições adversas, visão e audição alteradas, falta de atenção, perda de reflexo e sonolência. “Essa é uma combinação que pode gerar vítimas fatais em função da falta de atenção e reflexo.”

Da mesma forma, o Corpo de Bombeiros de Goiás (CBM-GO) vai participar com “guarnições e viaturas de resgate posicionadas para intervenção em locais estratégicos”. Além disso, a corporação seguirá com o efetivo de militares e viaturas em prontidão nos batalhões.