Orgulho

PMs de Goiás são condecorados com medalha da ONU em São Paulo

Três policiais militares goianos receberam da Associação Brasileira de Forças Internacionais de Paz (ABFIP), no…

Três policiais militares goianos receberam da Associação Brasileira de Forças Internacionais de Paz (ABFIP), no último dia 27 na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp),  a medalha Cinquentenária. A homenagem foi entregue em decorrência de um trabalho desenvolvido no combate à exploração sexual e prostituição infantil em Goiás.

Os homenageados foram o 2º Sargento Leandro Cesar Nunes Menino , lotado no Colégio da Polícia Militar unidade Major Oscar Alvelos; Soldado Mariana Raquel de Moraes, da 5ª Seção do Estado Maior) e Soldado Júlio Cesar Ferreira Jr, do Comando de Operação de Divisas (COD). Eles foram os primeiros militares goianos a receber a honraria.

De acordo com o cônsul da ABFIP, João Juvenal de Souza Mello, não existe honraria maior para um militar do que receber uma medalha. “É um reconhecimento de uma grande ação feita por uma pessoa e que dinheiro nenhum paga”, explica. Um dos PMs agraciados, 2º Sargento Menino disse ser “muito honroso para nós podermos receber esta importante medalha da Organização das Nações Unidas (ONU)”.

Já a Soldado Mariana, falou sobre a importância do intercâmbio entre as forças de segurança pública do Brasil. “É muito bom conhecer policiais militares e civis de outro Estado que compartilham da mesma missão. Conhecer pessoas que atuam em prol de uma sociedade melhor, fazendo a diferença na vida de outras pessoas”. O outro agraciado goiano, Soldado Júlio falou sobre a função primordial dos polícias militares: a prevenção. “A nossa atuação foi preventiva. Atuamos no combate à exploração sexual infantil e no uso de drogas. Isso evitará problemas futuros na fase adulta”.

Reconhecimento

A Medalha Cinquentenário é uma honraria concedida pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz, entidade estabelecida em 1985 por soldados veteranos da primeira participação brasileira em missão da Paz da ONU, em Suez, no Egito. De acordo com a associação, a Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil destina-se a premiar e reverenciar o culto aos nobres atributos daqueles que tenham praticado ações meritórias e em sinal de reconhecimento aqueles que tenham contribuído para melhorar, de diferentes maneiras, as condições de vida da sociedade brasileira.