TRISTEZA

‘Pode ser uma fatalidade, mas queremos saber o que aconteceu’, diz pai de soldado que morreu em treino em Goiânia

"Meu filho nunca apresentou nenhum problema de saúde, nunca precisei levá-lo ao hospital"

'Pode uma fatalidade, mas queremos saber o que aconteceu', diz pai de soldado que morreu em treino em Goiânia (Foto: Reprodução)
'Pode uma fatalidade, mas queremos saber o que aconteceu', diz pai de soldado que morreu em treino em Goiânia (Foto: Reprodução)

A família do soldado recruta do Exército José Carlos Júnior Carvalho Grachet, de 18 anos, que morreu na madrugada de sábado (21) após um treino, em Goiânia, está inconsolável e vê com ceticismo a nota oficial sobre o falecimento do rapaz. “Pode ser uma fatalidade, mas queremos saber o que aconteceu”, diz o pai, José Carvalho Grachet, ao Mais Goiás.

Em nota, o 1º Batalhão de Ações de Comandos informou que o jovem relatou fraqueza e tontura enquanto participava de um treinamento físico militar (TFM), recebeu atendimento no local e foi levado ao hospital, falecendo na madrugada de sábado. O pai do rapaz afirma que o militar era saudável.

“Meu filho nunca apresentou nenhum problema de saúde, nunca precisei levá-lo ao hospital. Não posso falar da situação, mas acredito que antes poderia ter sido feito algo para evitar esse tipo de situação”, diz. “Estamos esperando o laudo para saber qual procedimento tomar.” Claramente abalado, seu José precisou interromper a entrevista.

'Pode uma fatalidade, mas queremos saber o que aconteceu', diz pai de soldado que morreu em treino em Goiânia

Conforme a nota, após passar mal durante o TFM, José foi atendido imediatamente pela equipe de instrução e também pela equipe médica na ambulância presente nas proximidades do local, recebendo os primeiros socorros ainda na área de treinamento. Devido à gravidade, ele foi levado ao Posto Médico de Guarnição de Goiânia (PMGu) e, posteriormente, ao Hospital Santa Helena, sendo intubado.

“Na sequência, o soldado foi transferido para o Hospital Jacob Facuri, em Goiânia, sendo internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu sob cuidados médicos especializados. Apesar de todos os esforços das equipes de saúde envolvidas, o militar veio a óbito na data de hoje”, completou o texto que lamenta o falecimento e manifesta pesar.

Nota completa do Comando de Operações:

“O Comando de Operações Especiais (COpEsp) informa que, na manhã do dia 20 de março de 2026, por volta das 10h30, o Soldado Recruta José Carlos Júnior Carvalho Grachet, integrante do 1º Batalhão de Ações de Comandos, relatou fraqueza e tontura enquanto participava de um treinamento físico militar (TFM), corrida contínua.

O militar foi imediatamente amparado pela equipe de instrução e atendido pela equipe médica na ambulância presente nas proximidades do local, recebendo os primeiros socorros ainda na área de treinamento. Em razão da gravidade do quadro, foi encaminhado ao Posto Médico de Guarnição de Goiânia (PMGu) e, posteriormente, transferido ao Hospital Santa Helena, onde, diante da evolução clínica e por medida de precaução, foi submetido à intubação orotraqueal para garantia das vias aéreas.

Na sequência, o soldado foi transferido para o Hospital Jacob Facuri, em Goiânia-GO, sendo internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu sob cuidados médicos especializados. Apesar de todos os esforços das equipes de saúde envolvidas, o militar veio a óbito na data de hoje.

O COpEsp manifesta profundo pesar pelo ocorrido e se solidariza com familiares, amigos e companheiros de farda neste momento de dor. Desde o primeiro momento, estão sendo prestados todo o apoio e assistência necessários à família do militar.

As circunstâncias do ocorrido, bem como a causa do óbito, encontram-se em fase de apuração, com finalidade de elucidar o fato.

O Comando permanece à disposição para prestar esclarecimentos adicionais, assim que novas informações forem confirmadas.