CRIME AMBIENTAL

Polícia apreende aves silvestres mantidas em cativeiro, em Aparecida de Goiânia

As aves, que incluíam papa-capins, pássaros pretos, sabiás e um corrupião, foram encontradas em gaiolas sem autorização dos órgãos ambientais

Polícia apreende aves silvestres mantidas em cativeiro, em Aparecida de Goiânia
Polícia apreende aves silvestres mantidas em cativeiro, em Aparecida de Goiânia (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil de Goiás apreendeu sete aves silvestres mantidas em cativeiro durante o cumprimento de um mandado de prisão em Aparecida de Goiânia, nesta quinta-feira (26). As aves, que incluíam papa-capins, pássaros pretos, sabiás e um corrupião, foram encontradas em gaiolas sem autorização dos órgãos ambientais para serem capturadas ou transportadas.

Após denuncias, os policiais intecptaram uma caminhonete e encontraram os animais na carroceiria do veículo. Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) foi acionada e lavrou o auto de apreensão e o auto de infração, responsabilizando o homem que levava os animais. A conduta é considerada crime ambiental, de acordo com o artigo 29 da Lei Federal nº 9.605/98.

As aves foram recolhidas e encaminhadas para uma avaliação veterinária. Depois de constatar que não tinham ferimentos, foram serão devolvidas à natureza.

O suspeito não tinha antecendentes criminais e foi levado para a delegacia, onde recebeu a atuação e segue à disposição da Justiça.

Aves mantidas em cativeiro

Em Caldas Novas, mais de 500 aves silvestres, incluindo canários-da-terra, pássaros-pretos e curiós, foram resgatadas de um cativeiro durante uma operação realizada pela Polícia Militar Ambiental. As aves estavam presas em cerca de 50 gaiolas e apresentavam sinais de maus-tratos.

A dona da residência foi autuada e responde por crime ambiental, com um Termo Circunstancial de Ocorrência lavrado contra ela pelos crimes de maus-tratos e manutenção de espécies da fauna silvestre brasileira em cativeiro. As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Caldas Novas para serem avaliadas e receberem os devidos cuidados veterinários.