ATENÇÃO

Polícia Civil de Goiás alerta para o ‘golpe do falso advogado’

Corporação explica que os golpistas conseguem informações de processos judiciais e entram em contato com a vítima, se passando por advogados ou assessores

Polícia Civil de Goiás alerta para o 'golpe do falso advogado'
Polícia Civil de Goiás alerta para o 'golpe do falso advogado' (Foto: Pixabay)

A Polícia Civil de Goiás alertou em suas redes sociais para um “golpe do falso advogado”, nesta segunda-feira (24). Segundo a corporação, os golpistas fingem ser advogados para enganar vítimas que aguardam pagamentos judiciais.

Sobre o golpe, a instituição explica que os golpistas conseguem informações de processos judiciais e entram em contato com a vítima, se passando por advogados ou assessores. Eles, então, informam que existem valores liberados, mas pedem pagamento de taxas ou impostos pela liberação.

Para enganar as vítimas, eles ainda enviam documentos falsos, como alvarás e decisões judiciais. Além disso, usam dados reais do processo para darem um ar de legitimidade.

Com o intuito de garantir o golpe, eles ligam ou enviam mensagens às vítimas e tentam criar um senso de urgência para que as pessoas enganadas ajam rápido. Afirmam, inclusive, que o processo só será concluído com o pagamento.

Evite o golpe

Para se proteger, a Polícia Civil recomenda que a pessoa que receber esse tipo de contato fale com o seu advogado e mantenha o contato dele atualizado. Além disso, consulte o andamento do processo diretamente no site do tribunal e nunca faça pagamentos a desconhecidos.

“Lembre-se: taxas judiciais são pagas ao Estado, nunca a particulares.” E, no caso de receber esse contato, denuncie à Polícia Civil.