Queima

Polícia de Goiás incinera 22 toneladas de drogas apreendidas só em 2025

A destruição dos entorpecentes ocorre apenas após decisão judicial, garantindo o uso das provas nos processos

Imagem da ação
O procedimento de incineração segue protocolos de segurança e preservação ambiental (Divulgação PCGO)

A Polícia Civil de Goiás incinerou cinto toneladas de drogas nesta quinta-feira (27/11). Ao todo, a corporação já destruiu 22 toneladas de drogas apreendidas entre fevereiro e novembro de 2025. odas as ações ocorreram no âmbito da Operação Narke 5, voltada ao combate nacional ao tráfico.

O material inclui diferentes tipos de entorpecentes acumulados em operações nos últimos meses. Segundo a Polícia Civil, a Operação Narke 5 busca fortalecer a atuação integrada das autoridades em todo o país, garantindo não apenas prisões de traficantes, mas também o combate efetivo à circulação de drogas ilícitas, reduzindo os impactos do tráfico na sociedade.

Somente neste ano, a Polícia Civil realizou quatro outros procedimentos de incineração: em fevereiro, quatro toneladas; em junho, 3,2 toneladas; em setembro, mais de quatro toneladas; e cinco dias depois, 5,8 toneladas.

LEIA MAIS

A incineração desta quinta, conduzida pela Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos Denarc (Denarc), teve apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE GT3), além da participação da Polícia Técnico-Científica, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária do Estado de Goiás. A delegacia é responsável não apenas pelas investigações e ações de repressão ao tráfico, mas também pela destruição de todas as drogas apreendidas pelas forças de segurança do estado.

A destruição dos entorpecentes ocorre somente após a devida autorização judicial, garantindo a preservação do devido processo legal e permitindo o uso da prova material durante o julgamento. Essas diretrizes estão alinhadas com a Lei Antidrogas (Lei nº 11.343/2006), que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad) e rege o tratamento legal das drogas ilícitas no país.

O procedimento de incineração é realizado de forma segura, seguindo protocolos de fiscalização ambiental e sanitária, evitando riscos à população e ao meio ambiente.

LEIA TAMBÉM