CRIME AMBIENTAL

Polícia destrói balsa de garimpo ilegal de ouro e prende dois no Rio do Peixe, em Santa Cruz (GO)

Os homens afirmaram que foram contratados por uma terceira pessoa

Balsa utilizava para extração de ouro foi destruída (Foto: Reprodução)
Balsa utilizava para extração de ouro foi destruída (Foto: Reprodução)

O Batalhão de Operações Ambientais (BPMOA) destruiu uma balsa de garimpo ilegal de ouro e prendeu dois homens durante uma operação no Rio do Peixe, em Santa Cruz de Goiás, na última quarta-feira (28). A operação foi iniciada após denúncias recebidas pelo Comando de Operações do Cerrado (COC) sobre atividades irregulares de mineração na região.

As equipes especializadas realizaram um patrulhamento às margens do rio até localizarem a balsa clandestina, que estava em pleno funcionamento e camuflada pela vegetação nativa do cerrado, em uma área de difícil acesso.

Durante a abordagem, os homens confessaram que haviam sido contratados por um terceiro para realizar a extração ilegal do minério. A atividade não possuía qualquer tipo de licença ou autorização ambiental, configurando crime previsto na Lei de Crimes Ambientais.

Diante da clara ilegalidade, os policiais seguiram o decreto nº 6.514/08 do Código Florestal que permite a destruição de máquinas usadas em crimes ambientais. Dessa forma, a balsa foi inutilizada no local, para impedir que fosse usada novamente em atividades ilegais.

Os dois homens foram detidos em flagrante e encaminhados à Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.

LEIA TAMBÉM: