OPERAÇÃO FALSA MEDIDEIRA

Polícia prende suspeitos de sonegação de ICMS do agro em Itumbiara e Rio Verde

Ação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária

Polícia prende suspeitos de sonegação de ICMS do agro em Itumbiara e Rio Verde
Polícia prende suspeitos de sonegação de ICMS do agro em Itumbiara e Rio Verde (Foto: Polícia Civil)

A Polícia Civil prendeu quatro pessoas suspeitas de sonegação de ICMS no ramo do agronegócio em Itumbiara e Rio Verde. Segundo a secretaria de Estado de Economia, que atuou junto à corporação, os valores sonegados podem superar os R$ 100 milhões.

Munidos de informação, os agentes da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT) deflagraram a Operação Falsa Medideira e cumpriram 11 mandados de busca e apreensão (de 12 expedidos) e quatro mandados de prisão temporária (de sete expedidos), sendo dois em Itumbiara e dois em Rio Verde. O alvo: uma associação criminosa com empresários do ramo de comércio de grãos, contadores e “laranjas” estabelecidos nos municípios citados, mas também em Goiânia e Uberlândia.

Entre as apreensões, foram pegos celulares, computadores e documentos que comprovam as práticas delituosas. De acordo com o delegado Marcelo Aires, os suspeitos faziam interposição de pessoas físicas e jurídicas para não recolher o ICMS sobre a cadeia produtiva do agronegócio.

Ele explica que as investigações começaram após levantamento da pasta estadual e Economia. Foi a secretaria que identificou a sonegação. Já na operação de quarta, participaram 12 auditores fiscais e 40 policiais civis.