Polícia resgata cães desnutridos e prende homem por maus-tratos em Goiânia
A operação da PC capturou um suspeito acusado em "omissão dolosa no cuidado com os animais"
Um cão à beira da morte, e outro desnutrido, com uma ferida infeccionada grave: essa foi a cena encontrada pela Polícia Civil de Goiás (PCGO) ao prender em flagrante um homem de 53 anos por maus-tratos a animais no setor Pedro Ludovico, no último sábado (7). Aves também foram encontradas em situação de vulnerabilidade no local.
A operação da Polícia Civil de Goiás PCGO), ocorreu por meio do Grupo de Proteção Animal (GPA). Após identificar o responsável pelo animal, os policiais retornaram ao local e flagraram o homem tentando retirar dois cães magros, amarrados na carroceria de sua caminhonete, na tentativa de ocultar o crime.
O suspeito disse que estava cuidando dos animais e que iria os levar para a zona rural, na intenção de tratar melhor dos cães. Disse que não tinha condições de levar os bichinhos ao veterinário. Contudo, a PC apurou que ele possuía recursos financeiros para cuidar deles.
Além dos dois cães, os policiais encontraram uma cadela em melhores condições e aves também vítimas de maus-tratos. A PC chegou a conclusão, que ocorreu “omissão dolosa no cuidado com os animais”.
A PCGO solicitou perícia à Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC). Segundo o perito, um dos cães está caquético, correndo risco de vida, e o outro apresenta escore corporal 02, uma ferida infeccionada antiga e sem cuidados, com risco de complicações graves. Ambos possuem ectoparasitas e possivelmente hemoparasitose. As aves também sofrem maus-tratos, enquanto a cadela se encontra em melhor estado.
O crime pode render até seis anos de prisão ao suspeito. Os cães foram levados para a Amparo Vet – Clínica Veterinária para passarem por tratamento, sob a responsabilidade da ONG Alma de Patas, a qual posteriormente vai acolher os animais e disponibilizar para adoção.