Fuga

Por um buraco na latrina, cinco presos fogem da cadeia de Itapuranga (GO)

Cinco presos da Unidade Prisional de Itapuranga, a 145 quilômetros de Goiânia, fugiram na madrugada…

Cinco presos da Unidade Prisional de Itapuranga, a 145 quilômetros de Goiânia, fugiram na madrugada desta segunda-feira (12). Os detentos escavaram um buraco de cerca de 1,20 metros de comprimento passando por dentro da latrina e com acesso a um lote baldio na lateral da unidade. Nenhum foi recapturado, mas as polícias Militar e Civil realizam buscas nas imediações.

Fugiram Edmar Moreira, Willian Gabriel de Souza Pires, Santhiago de Souza Rocha, Deidimar Barbosa da Conceição e Pedro Eduardo de Rezende.

Segundo agente prisional, que preferiu não se identificar, a fuga teve início às 3h, quando cinco dos oito prisioneiros da Cela 6 empreenderam fuga após terminar as escavações. “Eles cavaram um buraco por dentro do vaso sanitário e fugiram. Três dos presos se negaram a fugir e foram transferidos para outra cela. A terra foi deixada pelos fugitivos dentro da própria cela em cima de um dos dormitórios”, revela.

Lista de detentos indica o nome dos fugitivos (Foto: reprodução)

Segundo os detentos remanescentes as escavações tiveram início por volta das 1h. “A última revista ocorreu por volta das 17h de ontem. A partir daí eles começaram o plano que resultou na fuga. Eles saíram pelo buraco em um terreno que fica ao lado do presídio, no centro da cidade”, afirma o agente.

Conforme explica o profissional, a polícia técnico-científica está no local finalizando a perícia e as obras de reparo serão iniciadas. “Vamos recuperar tudo com ferro, concreto e cimento para evitar novas ocorrências. Esta foi a primeira fuga em 16 anos, dede que a cadeia foi reconstruída”.

Foto registra buraco deixado pelos fugitivos (Foto: reprodução)

O diretor da unidade prisional não foi encontrado pela reportagem do Mais Goiás para comentar o caso. Segundo o funcionário, ele está ausente em razão do feriado de carnaval.

Em nota, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informa que, por meio do buraco escavado, detentos passaram por baixo do alicerce e chegaram a um lote baldio. “As forças policiais foram acionadas e estão em busca dos foragidos. Foi determinada abertura de sindicância para apurar as circunstâncias do ocorrido”, diz o texto.