NOVIDADES NA SAÚDE

Prefeito de Anápolis diz que não combaterá covid com comércio fechado, e sim novos leitos

Com os novos casos de Covid-19 provocados pela variante Ômicron, o prefeito de Anápolis, Roberto…

Novidades foram divulgadas em coletiva de imprensa. (Foto: Samuel Souza - Secom)
Novidades foram divulgadas em coletiva de imprensa. (Foto: Samuel Souza - Secom)

Com os novos casos de Covid-19 provocados pela variante Ômicron, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), anunciou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (17) a ampliação de unidades de saúde para atendimento exclusivo a pacientes com síndrome gripal. Além disso, serão disponibilizados 56 leitos de internação nas unidades do Parque Iracema e Leblon. O prefeito adiantou que não haverá medidas restritivas no momento. “Não vamos trabalhar fechando o comércio, fazendo com que o pai de família deixe de trabalhar, não é assim”, afirmou.

A partir de terça-feira (18), pacientes com sintomas gripais devem procurar as seguintes unidades de saúde da rede municipal: Bairro de Lourdes, São José, Vila União, Parque Iracema, Arco-Íris, São Carlos e Vila Norte. “Com isso nesses locais, são unidades específicas para as pessoas que apresentam síndromes respiratórias. Ou seja, irão atender pacientes com sintomas da Covid, H3N2 ou gripe comum”, disse.

“É importante que as pessoas com sintomas gripais leves ou assintomáticos procurem essas unidades. Pela força do hábito, as pessoas vão direto para a UPA, que é uma unidade de pronto-atendimento que tem como característica atender pacientes com mais complexidade”, comentou Naves.

Leitos de internação em Anápolis

Na coletiva, Roberto comentou que muitos pacientes tem chegado nas unidades de saúde com falta de ar. “Não é porque o pulmão está acometido e sim porque recebem o resultado positivo e essas pessoas ficam nervosas”, disse.

“As vezes é preciso acalmar, é preciso estabilizar, colocar um oxigênio. As pessoas com sintomas gripais também ficam desidratadas e precisam de soro. Os leitos são para internações leves, para que não sobrecarreguem os outros hospitais de demais problemas de saúde. Vamos então reabrir os leitos do Leblon e disponibilizar outros 16 leitos no Parque Iracema”, concluiu.