SANEAMENTO

Prefeito de Leopoldo de Bulhões extingue contrato com Saneago

Decreto do prefeito, Alécio Mendes (PL), extinguiu o contrato entre o município de Leopoldo de…

Estudo aponta substâncias impróprias na água de 59 cidades de Goiás
Estudo aponta substâncias impróprias na água de 59 cidades de Goiás (Foto: Agência Brasil - DIvulgação)

Decreto do prefeito, Alécio Mendes (PL), extinguiu o contrato entre o município de Leopoldo de Bulhões e a Saneago. O documento foi assinado no dia  relação na última terça-feira (11) e rompeu a relação contratual estabelecida em maio de 1997 com  prazo vencido em maio de 2017.

O mesmo decreto estabelece que o próprio município irá gerir a distribuição de água e tratamento de esgoto em Leopoldo de Bulhões. Par isso, cria o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), através de lei em outubro de 2021, que está em implantação.

Como o novo serviço ainda não está em operação, o prefeito autoriza contratações emergenciais “para imediata absorção” das atividades de gestão de água e esgoto explorada pela Saneago, cujo contrato ficou extinto.

Captação de investimentos do governo federal

Nesta fase inicial de instalação da autarquia que irá realizar o serviço em Leopoldo de Bulhões, o município poderá contratar produtos, serviços e pessoal para auxiliar na implantação.

O prefeito Alécio Mendes prevê que com a criação da Saae, o município possa receber investimentos do governo federal através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).