GOIÂNIA

Prefeitura alerta para aumento de casos de dengue no período chuvoso

No período de férias, moradores devem eliminar criadouros antes das viagens

Após Ministério da Saúde alertar para possível epidemia de dengue, Goiás reage
Prefeitura alerta para aumento da dengue durante período chuvoso (Foto: Governo de Goiás)

A Prefeitura de Goiânia alerta que os cuidados com o combate ao mosquito Aedes aegypti devem ser redobrados durante o período chuvoso. Além disso, aponta que os moradores da capital que planejam viajar devem eliminar os criadouros antes de pegar a estrada.

Somente em Goiânia, em 2023, houve 19.213 casos de dengue confirmados. Segundo o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, a situação da capital em relação à doença é de médio risco. Em relação à chikungunya, houve 445 casos confirmados e um caso de zika no ano passado. Todas são doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Dengue: casas vazias se tornam potenciais criadouros

O secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, aponta a necessidade do morador descartar corretamente latas, garrafas, embalagens de presentes e todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada antes de sair de férias.

“Casa vazia não pode servir de criadouro do mosquito. Dessa maneira, com a ajuda dos moradores e a continuidade das ações por parte da Prefeitura, vamos combater o mosquito e manter os números de doenças como a dengue em queda”, diz.

Mosquito chega à vida adulta em 10 dias

O ciclo de reprodução do Aedes aegypti, do ovo à forma adulta, é rápido e leva de 5 a 10 dias. Mesmo em uma viagem curta, é fundamental estar atento à eliminação de possíveis criadouros.

“Um balde esquecido no quintal ou um pratinho de planta na varanda, após uma chuva, podem facilmente se tornar focos do mosquito e afetar toda a vizinhança”, diz Pollara.

Dicas para combater o Aedes aegypti

  • Verifique ralos e calhas para evitar que a água da chuva fique retida
  • Elimine vazamentos e entupimentos nos encanamentos para não acumular água
  • Feche a tampa dos vasos sanitários
  • Vede completamente caixas d’águas e poços artesianos
  • A caixa coletora de descongelamento atrás da geladeira deve estar seca
  • Trate as piscinas com cloro. Se não for usá-las por muito tempo, o melhor é desativá-la, deixando-as secas
  • O quintal deve estar limpo. Descarte o lixo em sacos plásticos vedados
  • Se não for descartar garrafas e objetos que acumulem líquido, que eles sejam armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo
  • Vasilhas de água dos animais de estimação devem ser esvaziadas e limpas com água e sabão. Guarde-as de cabeça para baixo em local coberto