Prefeitura resgata 226 animais silvestres entre janeiro e setembro de 2023 em Goiânia
Em 2022 foram realizados cerca de 455 resgates

A prefeitura de Goiânia resgatou 226 animais silvestres em residências ou estabelecimentos comerciais de janeiro a setembro deste ano, na capital. Com o auxílio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), aves como periquito-do-encontro-amarelo, arara-canindé, bem-te-vi e pomba-asa-branca já foram resgatadas pelo órgão.
Luan Alves, presidente da Amma, afirmou que, nesta época do ano, com o ciclo reprodutivo das aves e a chegada da primavera e mais filhotes no ninho, é natural os resgates de pássaros serem maiores. Ele também citou que, em 2022, foram realizados cerca de 455 resgates de animais silvestres.
Além disso, a Gerência de Proteção e Manejo de Fauna (Gefau) disse que, entre janeiro e setembro deste ano, já foram realizadas 151 orientações pelo telefone sobre o que fazer caso algum animal silvestre apareça. Segundo Juliana Guedes Gobbi, gerente da Gefau, na maioria das vezes o animal vai embora sozinho.
“Quanto menos intervenção humana na sua passagem, melhor. Se for o caso de resgate, a Amma pode ser acionada. Avaliamos o caso e orientamos da melhor maneira”, explicou Gobbi.
Intervenção
Vale destacar que os animais resgatados são conduzidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e, em seguida, são soltos em um local apropriado conforme os aspectos da espécie. ‘
O trabalho de resgate de animais silvestres em Goiânia pode ser realizado por meio da Amma pelos telefones 161 ou (62) 3524-1422. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado pelo telefone 193.