OCUPAÇÃO

Prefeitura de Goiânia volta ao setor Estrela Dalva para retirar barracos desabitados, mas assusta moradores

Fonte afirma que ação causou comoção

Prefeitura de Goiânia volta ao setor Estrela Dalva para retirar barracos desabitados, mas assusta moradores
Prefeitura de Goiânia volta ao setor Estrela Dalva para retirar barracos desabitados, mas assusta moradores (Foto: Gustavo Burns - DPE-GO)

A prefeitura de Goiânia esteve novamente no setor Estrela Dalva, nesta manhã de sexta-feira (25), para remover três barracos de lona desabitados e sem mobília no local, além de um muro. Segundo o gerente de Controle e Programação Fiscal da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), José Aluisio, nenhuma residência habitada foi danificada. “Os próprios ocupantes, já consolidados e em processo de regularização, denunciam as novas invasões. No caso deles, não são barracos de lona, mas residências de alvenaria.” A situação, contudo, assustou os moradores, inclusive com rompimento da energia improvisada de uma rua.

Em um vídeo enviado ao portal, uma moradora reclama da derrubada do muro que fazia divisa com a residência. “Disse que eu posso continuar, mas sem o muro. Como posso sair para trabalhar e deixar meus filhos sem o muro?” Ela acredita que se os filhos não estivessem no local durante a ação teriam derrubado também o barraco dela.

O gerente da pasta, contudo, afirma que equipes da prefeitura estiveram no local na quinta-feira (24) para fazer o levantamento dos pontos desabitados, a fim de retornar, nesta sexta-feira, e fazer a retirada. Apenas uma das residências verificadas estava mobiliada e foi mantida. Um muro improvisado, todavia, foi derrubado. “Nós não iríamos desalojar famílias, apesar do alarde. Mas eu sei quando a equipe chega com estrutura e maquinário, assusta. Estamos aqui para colaborar com quem está consolidado, em fase de regularização, pessoas que se sentem invadidas.”

Na ocasião, a Defensoria Pública de Goiás (DPE) foi acionada para acompanhar a ação e compareceu ao local. Em nota, o órgão confirmou, via Subcoordenação de Questões Fundiárias e Urbanísticas, que esteve na Ocupação Estrela D’Alva devido à informação de demolições que estariam ocorrendo naquela área. “No local, a DPE-GO dialogou com os moradores e agentes municipais, verificando que a ação se destinava a construções desabitadas.”

Susto

Uma fonte do Mais Goiás no local confirmou que a demolição ocorreu a locais desabitados em área ambiental, mas afirmou que a falta de transparência da prefeitura assustou os moradores que não sabiam como seria a operação. Além disso, revelou que, na próxima semana, haverá uma reunião do município, com DPE, Ministério Público e moradores, e que a gestão poderia ter aguardado.

“É uma situação que causa pânico e comoção na ocupação, mesmo quando derrubam barracos desabitados. Passaram com um trator e destruíram uma instalação de energia improvisada, e toda uma rua ficou sem energia. Imagine o desespero até explicar o que causou.”

Operação no começo do mês

No começo do mês, a prefeitura realizou uma operação de demolição de casas em construção em uma ocupação irregular localizada no setor em cumprimento de decisão judicial. À época, a pasta também informou que a medida atingia unicamente os locais não habitados.

Ainda Segundo a Sefic, o objetivo da operação era conter o avanço de novas moradias irregulares na região e impedir novas invasões, como nesta sexta-fera. A pasta informou que a medida tem caráter preventivo, visando garantir o cumprimento da determinação judicial e evitar a consolidação da ocupação.