FLEXIBILIZAÇÃO

Prefeitura deve liberar Goiânia do uso de máscaras em locais abertos na semana que vem

A liberação do uso de máscaras também alcança bares e restaurantes. No entanto obrigatoriedade persiste para escolas, academias e igrejas

Prefeitura deve liberar Goiânia do uso de máscaras em locais abertos na semana que vem (Foto: Jucimar Sousa - Mais Goiás)

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) confirmou na manhã desta sexta-feira (11) que a prefitura deve liberar o uso de máscaras em ambientes abertos a partir da próxima semana. Para isso, prepara um decreto com as normativas a serem seguidas pela população.

“Ontem [quinta (10)] estávamos com 33% de ocupação de leitos de UTI. Hoje o número desceu para 24%. Estamos no 14º dia após o feriado de carnaval, o que nos traz mais segurança sobre os números. Esses pontos nos dão garantia para que da próxima semana possamos, através de decreto, fazer a liberação do uso de máscaras em locais abertos”, disse durante entrevista coletiva.

A autorização também alcança bares e restaurantes. “Inclusive nos momentos em que a pessoa levanta para ir ao banheiro”, conforme anunciou o prefeito.

Rogério Cruz, no entanto, reforçou que a liberação é somente para uso em ambientes abertos. Em locais fechados, como escola, templos religiosos e academia o uso das máscaras ainda é obrigatório.

Capacidade máxima em ambientes fechados será amplia para 80%

A flexibilização também permitirá lotação de até 80% da capacidade máxima, com limite de até  para ambientes 15 mil pessoas em ambientes fechados, como bares, restaurantes, templos religiosos e escolas.

O prefeito ainda reforço que estádio de futebol é considerado local aberto, por isso não haverá necessidade de uso de máscaras em eventos esportivos.

A prefeitura enviou ainda projeto de lei para a Câmara Municipal para extinção da exigência do uso de proteção facial nos ambientes abertos.