LIXO ACUMULADO

Prefeitura faz retirada compulsória de lixo em casa do Jardim Balneário, em Goiânia

Idoso proprietário do imóvel já foi autuado três vezes, mas não seguiu as orientações para limpar o local

A Prefeitura de Goiânia faz, nesta quarta-feira (23), a retirada compulsória de lixo acumulado em casa no Jardim Balneário. (Foto: divulgação/SMS)
A Prefeitura de Goiânia faz, nesta quarta-feira (23), a retirada compulsória de lixo acumulado em casa no Jardim Balneário. (Foto: divulgação/SMS)

A Prefeitura de Goiânia conseguiu na Justiça decisão favorável para retirar lixo acumulado de um imóvel localizado na Av. Cecília Simões, no Jardim Balneário, na capital. A retirada compulsória será feita a partir das 8h, desta quarta-feira (23). O proprietário do imóvel é um idoso, de 87 anos, que já é acompanhado por equipe psicossocial no Distrito Norte. Familiares apoiam a limpeza.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos últimos quatro anos, o proprietário da residência foi visitado mais de 20 vezes pelos agentes de endemia, e recebeu três autuações. Apesar disso, ele não seguiu as orientações para limpar o local e nem permitiu que os recicláveis e inservíveis fossem retirados. As filhas e netas que moram com ele apoiam a limpeza, segundo a pasta.

Retirada compulsória de lixo em casa de Goiânia faz parte de ações contra a dengue, diz SMS

O Superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes explica que a ação faz parte do reforço no combate à dengue em Goiânia. “Sabemos o quanto a situação é delicada. É um senhor de idade avançada, mas a ação precisa ocorrer. No local há muitos objetos e sujeiras que acumulam água facilmente, e se transformam em locais propícios para a reprodução do mosquito Aedes aegypti”, reforça.

Yves destaca também que, além do mosquito da dengue, o local atrai animais sinantrópicos como ratos, baratas e escorpiões. Todo o material retirado será levado para o aterro sanitário de Goiânia.

A retirada do lixo será feita pela Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio de servidores do Distrito Sanitário Norte, da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM).