MEDIAS SANITÁRIAS

Prefeitura fiscaliza shoppings, bares e restaurantes abertos durante pandemia

A prefeitura de Goiânia passa a fiscalizar a partir desta quarta-feira (15) shopping centers, bares…

Plano Diretor de Goiânia vai essa semana para Casa Civil, diz secretário
Plano Diretor de Goiânia vai essa semana para Casa Civil, diz secretário (Foto: Reprodução)

A prefeitura de Goiânia passa a fiscalizar a partir desta quarta-feira (15) shopping centers, bares e restaurantes que estão abertos após a permissão do decreto 1.313, assinado na última segunda-feira (13) pelo prefeito Iris Rezende (MDB). A intenção é monitorar se os protocolos de saúde e sanitários estão sendo seguidos pelos estabelecimentos.

Na tarde desta quarta-feira são os shoppings de Goiânia que receberão as equipes de fiscalização compostos por Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e Guarda Civil Municipal (GCM). Segundo o coordenador da Central de Fiscalização da Covid-19, Dagoberto Costa, como os estabelecimentos estão permitidos a funcionar, a fiscalização gira em torno do atendimento aos protocolos de segurança.

As equipes irão aos centros de compras para averiguar se há cumprimento do protocolo de entrada de clientes, com medição de temperatura. O decreto estadual, por exemplo, impede a entrada de crianças menores de 12 anos em shoppings. Somente um 1/3 das vagas de estacionamento poderão ser ocupados, com devido distanciamento entre veículos.

Os shoppings também deverão indicar no piso o fluxo e distanciamento de pessoas, além de fornecimento de álcool em gel para os clientes, bem como o uso obrigatório de máscara para funcionários e clientes. Segundo aponta o coordenador de fiscalização, cada loja também será fiscalizada individualmente.

Bares e restaurantes

Para os bares e restaurantes, três equipes volantes irão fazer fiscalização no período noturno de forma rotineira. Sobretudo em regiões onde há grande concentração deste tipo de estabelecimento, como os setores Bueno e Marista, além da Avenida Milão, no Residencial Celina Park, entre outros.

“São alguns pontos da cidade que iremos acompanhar mais de perto. A ideia é primeiramente fazer uma notificação caso seja encontrada irregularidade. A não ser que seja algo muito grave, como por exemplo, permissão de circulação de pessoas sem máscaras, sem cuidados na hora de servir o alimento. Com isso, faremos autuação direta, com multa. No mais, faremos notificação com prazo para o proprietário corrigir a irregularidade”, aponta o coordenador de fiscalização.

Na noite de terça-feira (15), no início da vigência das novas medidas, diversos bares e restaurantes abriram com presença de clientes. Outros, entretanto, anunciaram que irão esperar e avaliar o momento da retomada de atendimento presencial.