EDUCAÇÃO

Prefeitura inaugura CMEI dentro do Ceasa em Goiânia

O Cmei Ceasa foi projetado para atender cerca de 80 crianças e 6 meses a 5 anos em período integral da região Norte de Goiânia

Defensoria consegue 488 vagas em CMEI e escolas municipais a crianças de Goiânia
CMEI de Goiânia (Foto: Divulgação - Prefeitura de Goiânia)

A Prefeitura de Goiânia inaugurou, nesta sexta-feira (29/10), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ceasa, localizado dentro do Ceasa. A unidade foi projetada para atender cerca de 80 crianças e 6 meses a 5 anos em período integral da região Norte de Goiânia.

O Cmei foi cedido pela União de Atacadistas e Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Goiás (Uniap) à Secretaria Municipal de Educação (SME) por meio de um Termo de Comodato, e será administrado pela gestão municipal.

A unidade, cuja solenidade de entrega contou com a presença do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), primeira-dama Thelma Cruz e do titular da SME, Wellington Bessa, possui cinco salas, banheiros adaptados para as crianças, um banheiro acessível, cozinha, sala de almoxarifado, secretaria, sala de professores, coordenação e direção.

De acordo com Cruz, cerca de 3,1 mil vagas foram criadas na Educação Infantil desde abril, o que inclui a unidade do Ceasa.

Escolas municipais e CMEI de Goiânia receberão sistema de reconhecimento facial

Também nesta semana, a Prefeitura de Goiânia lançou o Programa Conecta Educação, sistema que conta com reconhecimento facial de alunos e servidores e módulos de integração como matrícula on-line, gestão pedagógica, conexão com Conselho Tutelar e outros. A expectativa da prefeitura é que o sistema chegue às 372 unidades de ensino da rede municipal até dezembro deste ano.

Segundo a SME, o sistema de software conta com 22 módulos de integração completa que incluem serviços de frequência escolar com reconhecimento facial, matrícula on-line, gestão pedagógica, aplicativo mobile, modulação de servidores administrativos e professores, prestação de contas, alimentação escolar, conexão com conselho tutelar, biblioteca virtual, ponto eletrônico, acesso a índices educacionais do Brasil e do mundo, levantamento patrimonial, serviços de saúde, entre outros.