MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS

Prefeitura prepara revitalização da Avenida 85 e estuda sistema para descongestionar T-10

Obra inclui terceira faixa, nova sinalização, abrigos de ônibus e sincronia semafórica até a Praça Cívica

Revitalização da Avenida 85 será entregue em outubro (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Goiânia vai iniciar nas próximas semanas as obras de revitalização da Avenida 85, com previsão de entrega em outubro, mês do aniversário da capital. O projeto prevê a renovação completa da sinalização, implantação de abrigos de ônibus, adequações geométricas para ampliar a capacidade de cruzamentos, especialmente no encontro com a T-9, implantação de direita livre e atualização dos planos semafóricos, garantindo a sincronia da onda verde entre a Avenida Laudelino Gomes e a Praça Cívica.

De acordo com o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, a intervenção já foi validada pelo prefeito Sandro Mabel e as vistorias foram concluídas com equipes das demais secretarias. “Vamos entregar uma avenida mais segura, com melhor capacidade de fluxo, terceira faixa, onda verde e sinalização renovada. A sincronização dos semáforos vai permitir maior fluidez e menor tempo de deslocamento, beneficiando tanto o transporte coletivo quanto o motorista que utiliza a via diariamente”, afirmou.

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Congestionamentos na T-10

Em paralelo, a SET finalizou o estudo técnico para a Avenida T-10, que registrou um dos maiores índices de congestionamento da cidade. A proposta prevê a criação de um sistema binário entre as avenidas T-10 e T-55, revisão de pontos de estacionamento e adequações geométricas para eliminar gargalos.

O trecho entre o Parque Vaca Brava e a Avenida 85 deve ganhar quatro faixas por sentido. “O corredor da T-10 concentra um dos maiores volumes de tráfego da cidade. Com o sistema binário e as adequações propostas, vamos reduzir congestionamentos e ampliar a capacidade viária”, explicou Abreu.

Apesar da validação do projeto pelo prefeito, ainda não há prazo definido para o início das obras na T-10. Segundo o secretário, intervenções dessa dimensão exigem planejamento conjunto e integração entre diversas pastas.

A revitalização da 85 e o estudo para a T-10 fazem parte do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, que já realizou melhorias em corredores estratégicos como as avenidas Castelo Branco, Mutirão, Jamel Cecílio, 136, 24 de Outubro e Universitária.