Tráfico internacional de drogas

Presos transportando 400kg de cocaína são condenados pela Justiça, em Jataí

Um grupo preso em junho deste ano transportando quase 400 quilos de cocaína foi condenado…

Presos transportando 400kg de cocaína são condenados pela Justiça, em Jataí
Cocaína estava pronta para consumo e seria distribuída em Goiás e no DF (Foto: Divulgação/ PM)

Um grupo preso em junho deste ano transportando quase 400 quilos de cocaína foi condenado pelo Tribunal Regional Federal  da 1ª Região (TRF-1) por tráfico internacional de drogas, em Jataí. Os réus foram presos na data do flagrante e aguardavam detidos desde então. Decisão do juiz federal Francisco Vieira Neto foi divulgada nesta segunda-feira (30/9).

Segundo informações do TRF-1, a audiência que os condenou durou cerca de 6h. Durante a sessão, o Ministério Público (MP) requereu a condenação de todos os réus, enquanto a defesa, por sua vez, pediu o reconhecimento de incompetência daquele juízo, alegando ausência de transnacionalidade no tráfico praticado pelo grupo.

De acordo com a decisão, Laércio Gonçalves Cruz foi condenado a cinco anos de reclusão; e Humberto Pereira Lima, deverá cumprir sete anos e 10 meses. Já Antônio Damião, Geraldo Barbosa e Sandro Santiago foram condenados a cinco anos e 10 meses. O grupo deverá cumprir as penas, inicialmente, em regime semi-aberto.

O Mais Goiás não conseguiu contato com a defesa dos réus.

Lembre o caso

Os réus foram presos com cerca de 400 quilos de cocaína pronta para o consumo. Segundo a Polícia Militar (PM), a droga, que vinha da Bolívia, estava escondida na caçamba de uma Fiat Strada, em Doverlândia, a 398 quilômetros de Goiânia.

Ainda de acordo com a corporação, a apreensão ocorreu após militares receberem denúncias sobre veículos que trafegavam constantemente em estradas vicinais na região de Rondonópolis (MT). Após troca de informações das Polícias Federais de Mato Grosso e Goiás, os policiais realizaram barreira e abordaram uma Renault Duster, em que estavam Geraldo Barbosa Lima Neto, de 23 anos, e Sandro Santiago, de 42.

A dupla tinha como função de “batedor” da droga e o veículo e, de acordo com a PM, estava equipado com rádio comunicador de longa distância. Também foi preso Laércio Gonçalves da Cruz, de 57 anos, que pilotava a Fiat Strada em que estava droga. Para tentar enganar os policias, o homem chegou a enterrar a droga em uma mata da região, mas a carga foi encontrada pelos militares. Segundo a PM, o entorpecente seria distribuído em Goiás e no Distrito Federal.

O trio e droga foram encaminhados à sede da Polícia Federal, em Goiânia. Eles foram autuados por tráfico internacional de droga.

Droga foi encontrada enterrada em mata (Foto: Divulgação/PM)

*Thaynara da Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira