DÍVIDAS

Dívida do Imas: prestadores de serviço ameaçam parar em Goiânia

Inadimplência ultrapassa R$ 100 milhões, segundo o Sindilabs-GO

Prestadores de serviços da saúde podem parar em Goiânia por inadimplência do Imas
Prestadores de serviços da saúde podem parar em Goiânia por inadimplência do Imas (Foto: Reprodução - TV Anhanguera)

Prestadores de serviços da saúde podem fazer uma paralisação em Goiânia devido à inadimplência do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas). Segundo o Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue do Estado de Goiás (Sindilabs-GO), as dívidas se acumulam desde fevereiro do ano passado e ultrapassam R$ 100 milhões.

A inadimplência impacta 44 prestadores de serviços de saúde, entre eles clínicas oncológicas, hospitais, laboratórios e bancos de sangue. Em nota, o Sindilabs informou que, em janeiro deste ano, o Imas se comprometeu a apresentar, em até dez dias, um cronograma de pagamento das dívidas acumuladas, com prioridade à quitação dos débitos de 2024 para assegurar a continuidade dos serviços essenciais.

Na ocasião, também houve a promessa de que os pagamentos referentes às competências de julho de 2024 em diante seriam regularizados até março de 2025. Em fevereiro, contudo, o discurso mudou, “com a promessa de quitação das competências de outubro e novembro de 2024 até o dia 28/02/2025, além da elaboração de um cronograma para os débitos anteriores. Até a segunda semana de março de 2025, nenhuma dessas promessas foi cumprida, e nenhum cronograma foi apresentado”, revela o sindicato.

Ainda conforme a nota, os prestadores de serviços de saúde acumulam prejuízos e colocam em risco a continuidade do atendimento aos usuários. “Sem perspectivas de regularização dos pagamentos, os prestadores não veem outra alternativa senão a paralisação dos serviços.” Dos 44, alguns já ajuizaram ação na Justiça, enquanto os demais devem suspender os serviços, caso não haja pagamento das dívidas.

Ao Mais Goiás, a prefeitura disse que a atual gestão do Imas trabalha para encontrar soluções para os problemas financeiros históricos herdados de gestões anteriores e que, no último dia 7 de março, foi iniciado o pagamento dos prestadores de serviços, que será feito de forma contínua e progressiva.

Nota completa do Imas aos prestadores de serviços

“A atual gestão do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores (Imas) esclarece que trabalha para encontrar soluções para os problemas financeiros históricos herdados de gestões anteriores. Foi iniciado no último dia 7 de março o pagamento dos prestadores de serviços, que será feito de forma contínua e progressiva.

O Instituto seguirá um cronograma de pagamento baseado na referência dos serviços prestados, de forma escalonada, com previsão de quitação das pendências mais recentes o mais breve possível.

A gestão do Imas mantém diálogo transparente com os representantes dos prestadores de serviço, respondendo todas as demandas apresentadas, dentro da capacidade de planejamento financeiro do Instituto.”