Penalidade

Primeiro dia de fiscalização na Marginal Botafogo é concluído com aplicação de 64 multas

Primeiro dia de fiscalização na Marginal Botafogo termina com expedição de 64 multas. Penalidades foram…

Primeiro dia de fiscalização na Marginal Botafogo termina com expedição de 64 multas. Penalidades foram empregadas a condutores de veículos comuns que trafegavam, nos dois sentidos, na faixa da esquerda – interditada para realização de obras –, e para motoristas de ônibus, caminhões e carretas, que insistiam em acessar a via mesmo com a proibição de trânsito de veículos pesados. As multas são consideradas de infrações médias, que acumulam quatro pontos na habilitação e tem valor de R$ 130.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), além da fiscalização eletrônica, há cerca de 12 agentes circulando pela avenida para garantir o respeito às regras, que incluem velocidade máxima de 60km/h e/ou de 30km/h nos pontos onde obras estejam sendo executadas.

A SMT reforça que a proibição de tráfego para veículos pesados tem efeito nos dois sentidos da via, entre o Cepal Sul e a Avenida Goiás Norte. A proibição e interdições deverão perdurar até que sejam feitos reparos dos 15 pontos encontrados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) ainda em fevereiro.

Mesmo com a fiscalização, a equipe do Mais Goiás flagrou, na tarde desta terça-feira (13), motoristas invadindo a pista interditada e caminhoneiros insistindo em trafegar na via apesar da proibição.


Recomendação

Na última sexta-feira (9), o promotor de justiça Marcelo Fernandes de Melo, expediu recomendação de interdição da Marginal Botafogo para trânsito de veículos pesados. No documento, ele solicita que sejam adotadas “providências administrativas necessárias e eficazes para interditar, de maneira efetiva” a via para caminhões, carretas e ônibus.

Imagem mostra trecho em que procurador ressalta necessidade de fiscalização efetiva (Foto: reprodução)

A secretaria, que recebeu o documento no mesmo dia, alega que naquela data, o serviço já estava sendo realizado em caráter educativo. “Essa recomendação foi feita no dia 9. Nesse dia, as medidas já tinham sido tomadas. O serviço estava sendo desempenhado há 15 dias em caráter educativo e, a partir de segunda-feira (12) a fiscalização foi iniciada. Desde então, veículos que trafegam em situação irregular estão sendo multados e, nos casos de veículos pesados, ainda são orientados a deixar a via”, informa a assessoria.