Primeiro sino Vox Patris teve fundição malsucedida; entenda
Sino foi feito na Polônia, após a primeira tentativa de fundição fracassar

O que hoje é motivo de expectativa para os fiéis católicos de Trindade quase terminou em frustração. Segundo a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), o maior sino que badala no mundo, o Vox Patris, que será tocado oficialmente pela primeira vez nesta quinta-feira (27/6), nasceu após uma tentativa inicial de fundição que fracassou e mobilizou uma verdadeira força-tarefa para recomeçar do zero.
Em 29 de novembro de 2016, equipes da empresa RDUCH Bells & Clocks, na Polônia, se preparavam para criar uma peça sem precedentes: 60 toneladas de metal fundido, despejadas a mais de mil graus Celsius. Era preciso preencher com perfeição o gigantesco molde do sino, mas, durante o processo, surgiram falhas críticas. Parte do metal foi expelida pelos canais de desgaseificação e a região da coroa do sino não foi completamente preenchida. O pior veio depois: o molde não resistiu à pressão do material líquido e cerca de 50% da liga vazou para fora da estrutura.
LEIA MAIS: Vídeo mostra badalo teste do Vox Patris, em Trindade
De acordo com a empresa, mesmo após a falha, o projeto não foi abandonado. No início de 2017, a equipe reiniciou os trabalhos. O molde anterior foi desmontado, os resíduos removidos, e um novo planejamento tecnológico foi adotado. A nova fundição ocorreu em 1º de agosto de 2017, às 2h04 da manhã. Dessa vez, deu certo. O item passou por três meses de resfriamento antes de ser revelado ao mundo em 20 de setembro de 2018.
Chegada ao Brasil
Depois de quase 7 anos, o sino chegou solo brasileiro, pelo Porto de Santos, após uma jornada de 36 dias desde a cidade de Rydultowy, na Polônia. O sino, que possui imagens que remetem aos 185 anos de devoção ao Divino Pai Eterno, chegou em Trindade no dia 1º de junho.
Nesta quinta-feira ele badalará pela primeira vez durante missa celebrada por Dom José Roberto, bispo auxiliar de Goiânia, por volta das 19h30, na obra da Nova Casa do Pai.
Segundo informações do Santuário do Pai Eterno, durante os dez dias de Romaria de Trindade, o sino Vox Patris tocará duas vezes ao dia, sempre nas manhãs e tardes da programação religiosa.