Procon apreende cigarros eletrônicos e produtos com validade vencida em Valparaíso
Ao todo, fiscais apreenderam cerca de 500 produtos em situação irregular
Por Ana Paula Belini, do Mais Goiás
Uma operação do Procon Goiás resultou na apreensão de cigarros eletrônicos e outros produtos em um distribuidora de bebidas, em Valparaíso de Goiás. A venda de cigarros eletrônicos é proibida no Brasil.
Além dos cigarros e essências, a operação apreendeu ainda mais de 500 produtos, como salgadinhos e bebidas alcoólicas, com a data de validade vencida. A ação aconteceu depois que a Polícia Militar recebeu diversas denúncias contra essa distribuidora, que fica no centro da cidade. Os donos do estabelecimentos foram autuados e têm 20 dias para prestar esclarecimentos ao Procon.
Proibição
A venda, distribuição e propaganda de cigarros eletrônicos é proibida no país há 13 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O Ministério da Saúde afirma que mais de 2 milhões de brasileiros já fumaram cigarro eletrônico. De acordo com especialistas do Instituto do Coração, em São Paulo, os usuários aumentam em 42% o risco de infarto, e os adolescentes chegam a ter 50% mais chances de desenvolverem asma