FISCALIZAÇÃO

Procon apreende mais de 200 kg de carnes impróprias para consumo no entorno do DF

Em dois dias de ação, os agentes estiveram em 12 empresas e cinco supermercados foram autuados pela situação

Procon apreende mais de 200 kg de carnes impróprias para consumo no entorno do DF
Procon apreende mais de 200 kg de carnes impróprias para consumo no entorno do DF (Foto: Procon Goiás)

Fiscais do Procon Goiás apreenderam mais de 200 quilos de carnes impróprias para o consumo em estabelecimentos de Novo Gama e Cidade Ocidental, entorno do Distrito Federal. Em dois dias de ação, os agentes estiveram em 12 empresas e cinco supermercados foram autuados pela situação.

Os fiscais quase 90 quilos de carne bovina, 55 quilos de calabresa, 55 quilos de carne de frango, além de peixes, mantas de bacon e linguiças para churrasco. A circulação destes produtos, conforme o Procon, põem a saúde dos consumidores.

De acordo com o órgão, as carnes estavam mal armazenadas e algumas com cor escurecida e aspecto de apodrecimento. Além disso, os itens embalados estavam sem informações sobre origem, fabricante e fora do prazo de validade.

Junto com as proteínas, os fiscais apreenderam quase 20 quilos de produtos como feijão, pães e iogurtes. Estes itens também estavam nas prateleiras, mesmo com o prazo de validade já expirado.

As empresas autuadas terão 20 dias para apresentar defesa. Há possibilidade de multas entre R$ 754 e R$ 11 milhões, dependendo da gravidade, da reincidência e do faturamento das empresas. Segundo o Procon, as denúncias devem ser feitas pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). O contato pode ser feito ainda pela plataforma proconweb.ssp.go.gov.br.