FISCALIZAÇÃO

Procon apreende uma tonelada de peixes impróprios para consumo em peixaria de Goiânia

Durante uma fiscalização feita pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), na quarta-feira…

Procon apreende uma tonelada de peixes impróprios para consumo em peixaria de Goiânia
Procon apreende uma tonelada de peixes impróprios para consumo em peixaria de Goiânia (Foto: Procon Goiânia)

Durante uma fiscalização feita pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), na quarta-feira (23), cerca de uma tonelada de peixes impróprios para o consumo foram apreendidos em uma peixaria do bairro Jardim Novo Mundo, em Goiânia. Além da peixaria, outros 11 estabelecimentos foram autuados por comercializar produtos fora do prazo de validade.

Uma tonelada de peixes impróprios para consumo eram comercializados

Peixes estavam acondicionados de forma inadequada, além de apresentarem um mal cheiro (Foto: Procon Goiânia)

Após receber denúncias, os fiscais fizeram vistorias em 34 centros comerciais da capital. A maior apreensão ocorreu em uma peixaria. Ao analisar o local onde os peixes eram armazenados, os ficais perceberam que os produtos estavam acondicionados de forma inadequada, além de apresentarem mal cheiro. A fiscalização apreendeu os peixes e autuou o dono da peixaria.

Supermercado e lojas de materiais para construção receberam notificações por comercializar produtos vencidos

No Jardim Goiás, 300 kg de frutas, verduras, carnes, bebidas, enlatados, presuntos e queijos foram descartados por estarem fora do prazo de validade em um supermercado. Já no setor Coimbra e no Jardins Cerrado 3, duas lojas de materiais para construção receberam autuações por comercializarem 400 kg de argamassas, 20 litros de esmalte para tinta de parede e 18 kg de tentas vencidas e sem as informações de validade para os consumidores. Outras sete lojas também foram notificadas.

Cerca de 300 kg de frutas, verduras, carnes, bebidas, enlatados, presuntos e queijos foram descartados por estarem fora do prazo de validade (Foto: Procon Goiânia)

O Procon estabeleceu um prazo de 20 dias para que as 11 empresas que receberam autuações apresentem defesa. AS multas podem variar de R$700 a R$10 milhões de acordo com a gravidade da autuação.

Como denunciar

O Procon municipal orienta os consumidores a denunciar estabelecimentos que comercializem produtos fora do prazo de validade pelos telefones 3524-2942 ou 3524-2936. A denuncia também pode ser feita pelo aplicativo Prefeitura 24h.

Leia outras notícias no Mais Goiás

Procon Goiás fiscaliza distribuidoras de gás de Goiânia e Aparecida (GO)

Procon Anápolis acumula 512 reclamações e alerta para ofertas enganosas

Procon fiscaliza postos que alteraram preço dos combustíveis antes do reajuste, em Goiás

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt