VAPE

Procon Goiás autua Facebook por publicidade de cigarros eletrônicos

Medida ocorre após monitoramento do marketplace do aplicativo

Procon Goiás autua Facebook por publicidade de cigarros eletrônicos
Procon Goiás autua Facebook por publicidade de cigarros eletrônicos (Foto: Pixabay)

O Procon Goiás notificou a empresa Facebook para apresentar informações sobre anúncios em sua plataforma da venda de cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes e pods. O ofício foi entregue em 16 de novembro, mas foi divulgado nesta quarta-feira (11).

Conforme o órgão, a medida ocorre após monitoramento do marketplace do aplicativo. No local, o Procon constatou diversas propagandas de estabelecimentos que comercializam estes produtos, que, desde 2009, têm a fabricação, comercialização, importação, distribuição, transporte e propaganda proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston aponta que as publicidades são agressivas e têm atraído, principalmente, o público jovem. “São dispositivos que atraem muito. São coloridos, com cheiro, saborizados e têm sido promovidos como alternativa mais segura aos cigarros convencionais, o que não é a realidade.”

O mesmo documento também notificou o Facebook a interromper todo tipo de exposição ou qualquer forma de divulgação, em Goiás, de vapes, pods e cigarros eletrônicos, bem como de acessórios. “Não precisa uma pesquisa extensa. Bastam 30 segundos em algum desses aplicativos e as propagandas saltam aos olhos, algumas inclusive como anúncios patrocinados”, apontou Marco.