COVID-19

Procura pela segunda dose não aumentou com variante Delta, diz SMS Goiânia

A procura pela segunda dose em Goiânia tem se mantido estável mesmo com os registros…

Mulher recebe dose contra Covid-19. Segundo SMS, procura pela segunda dose não cresceu com a variante delta
Procura pela segunda dose não aumentou com variante Delta, diz SMS Goiânia - Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás

A procura pela segunda dose em Goiânia tem se mantido estável mesmo com os registros da variante Delta em crescente. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital.

A Prefeitura já aplicou 739.819 (63,28% do público vacinal) doses da vacina contra a Covid-19. Destas, 377.334 (32,27% do público vacinal) representam a segunda dose.

Variante Delta: Procura pela segunda dose em Goiânia não aumentou

De acordo com o superintendente em Vigilância em Saúde de Goiânia, Yves Mauro Ternes, a procura pela segunda dose tem sido estável nos últimos dias. “Estamos fazendo uma estratégia de vacinação para pessoas que não conseguiram tomar a primeira dose”.

Demanda espontânea para receber primeira dose é pequena, segundo SMS

Segundo ele, nesse final de semana a capital terá um atendimento com foco na faixa etária acima dos 40 anos, voltado a quem não recebeu a primeira aplicação.

“A população acima de 40 anos é o grupo que ainda está apresentando índices elevados de internação. Estamos vacinando acima de 28 anos, porque a demanda espontânea não está sendo suficiente”.

Ele completa: “a estratégia deste sábado tem objetivo de vacinar pequenos grupos acima de 40 anos que por algum motivo não se vacinaram”.

Contágio com a cepa indiana

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) registrou 11 casos da variante Delta da Covid-19. Goiânia tem quatro casos, sendo dois deles que trabalham em unidades de saúde no Distrito Federal e se contaminaram no local de trabalho. Os outros dois têm como origem uma viagem internacional.

Já em  Santo Antônio do Descoberto, um caso, o contaminado trabalha no DF e manteve contato com uma pessoa infectada. Já em São João D’Aliança, dois casos, ambos relacionados ao surto de Covid-19 registrado em um hospital do Distrito Federal.

Em Aparecida de Goiânia, quatro casos, um deles foi a óbito. Transmissão comunitária foi confirmada.

A SES informou que, juntamente com as secretarias municipais de saúde, segue rastreando os contatos, acompanhando e monitorando os casos. Segundo a pasta, ainda não há transmissão comunitária da variante em Goiás.

Vacinação em Goiânia

Nesta sexta-feira (13), vão ser aplicadas a primeira dose das vacinas contra a Covid-19 em pessoas com 28 anos ou mais, por demanda espontânea, no drive do Shopping Passeio das Águas. No local, serão entregues 2 mil senhas a partir das 8 horas.

estratégia de vacinação também inclui a vacinação de pessoas com 28 anos ou mais e de grupos prioritários que realizaram agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas e pelo site.