COVID-19

Professor Alcides diz que fechar comércio “não está surtindo efeito”

Deputado sugere alternativas que melhorariam situação dos comerciantes

Tribunal de Goiás cassa professor Alcides, mas deputado continua no cargo
Deputado federal Professor Alcides (Foto: Câmara dos Deputados)

A decisão – tomada em conjunto pelas prefeituras da região metropolitana de Goiânia – de fechar maior parte dos estabelecimentos comerciais para frear a disseminação do coronavírus não foi a mais acertada, na opinião do deputado federal Professor Alcides (PP). 

“O comércio está fechado há menos de uma semana e o movimento é o mesmo. Os ônibus seguem lotados e as pessoas continuam a se locomover de forma normal. Isso não está surtindo efeito. A maioria do comercio está funcionando com as portas cerradas. Acho que os governantes deveriam repensar a estratégia”, diz. O deputado sugere funcionamento normal do comércio durante o dia e lockdown das 20h às 6h. 

Professor Alcides defende um modelo intermediário, que permita com que os comerciantes consigam se sustentar. “A economia hoje é um problema para inúmeras famílias, que ganham dinheiro hoje para comer amanhã. Os governantes precisam analisar isso com carinho, senão vamos aumentar a quebradeira de modo geral”. 

E os ônibus lotados?

Professor Alcides questiona o fato de os ônibus estarem todos lotados e diz que este, sim, é um foco de disseminação do coronavírus que deveria preocupar as autoridades. 

“Não adianta fechar comércio, que é um foco possível de contaminação pequeníssimo em comparação com os ônibus, e não dar uma solução para o transporte coletivo. Os governos tinham que repensar bastante para não cometer mais um agravante, um desatino”.