TROCA

Professora e alunos franceses visitam Lyceu de Goiânia, que passa a ser bilingue em 2026

Ideia é compartilhar experiências e talvez fechar parcerias

Professora e alunos franceses visitam Lyceu de Goiânia, que passa a ser bilingue em 2026
Professora e alunos franceses visitam Lyceu de Goiânia, que passa a ser bilingue em 2026 (Foto: Governo de Goiás)

Quatro alunos e uma professora do Liceu Legta Étienne Restat, escola pública que fica em Sainte-Livrade-sur-Lot, na França, estão em Goiânia, nesta sexta-feira (17), para visitar o Colégio Lyceu, a convite do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). O intuito é conhecer a proposta de ensino da unidade e compartilhar experiências, uma vez que a instituição será a primeira escola pública bilíngue do Estado de Goiás, atuando do 8º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. A unidade vai oferecer o francês em diversos aspectos do cotidiano, como na música, cinema, teatro, gastronomia e história.

Vale destacar que o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Lyceu foi fundado em 1937 com base na educação francesa e passará a oferecer a língua a partir de 2026 em sua grade curricular. Inclusive, a escola tradicional em Goiânia foi tombada como patrimônio histórico.

Além de conhecer a proposta de ensino da unidade e o compartilhamento de experiências, a expectativa do IF Goiano, que tem convênio com o “Liceu francês” há cerca de 20 anos, é que a visita garanta parcerias institucionais. Com o Instituto Federal, essa cooperação internacional já possibilitou o intercâmbio de estudantes para atividades acadêmicas na França, além de visitas técnicas de gestores, professores e alunos.

A delegação francesa está no Brasil há alguns dias e participará do 8º Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade, que será realizado em Bambuí, Minas Gerais, na próxima semana. Durante o período, o objetivo é conhecer tecnologias e estratégias para uma produção sustentável. Nesta semana, eles já estiveram no Campus Urutaí, a 168 quilômetros de Goiânia, e participaram de diversas atividades para conhecer a evolução dos sistemas agrícolas para outros mais resistentes às mudanças climáticas. Nesta sexta-feira, eles também se encontraram com a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fátima Gavioli.

Matrículas no Lyceu de Goiânia

O Cepi Lyceu de Goiânia está com inscrições abertas até 31 de outubro. São 680 vagas, sendo 320 para 8° e 9° ano do ensino fundamental, 160 para a 1ª série do ensino médio, 120 para a 2ª série do ensino médio e 80 para a 3ª série do ensino médio.

“É uma escola com uma proposta pedagógica inovadora e tecnológica e sua repercussão tem sido muito positiva. É uma oferta de muita qualidade e ainda em tempo integral, nossos estudantes goianos merecem isso”, disse a gerente de Educação em Tempo Integral da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Bianca Kelly.

As inscrições podem ser realizadas online AQUI, ou presencialmente em um dos seguintes locais: na sede da Seduc, localizada na 5ª Avenida, quadra 71, nº 212, Vila Nova; na Coordenação Regional de Educação (CRE) Goiânia, Rua R-17, nº 53, Setor Oeste; ou no CEPI José Honorato, que funciona em endereço provisório, na Rua 59, nº 176, no Centro da capital.