Coronavírus

Profissionais da Saúde e Segurança Pública serão os primeiros a fazer testes rápidos

Os profissionais da Saúde e da Segurança Pública serão os primeiros a serem submetidos a…

Os profissionais da Saúde e da Segurança Pública serão os primeiros a serem submetidos a testes rápidos liberados pelo Ministério da Saúde a Goiás. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram pouco mais de 13,7 mil exames enviados já que o Estado atende as orientações do governo federal.

De acordo com a pasta, o critério de escolha desses profissionais foi baseado por eles estarem no atendimento direto aos pacientes que estão com Covid-19. A distribuição desses testes em Goiás será realizada por meio de avaliação de Técnicos da secretaria. Serão levados em consideração os municípios com o maior número de casos, densidade populacional e a quantidade de profissionais da Saúde e de Segurança Pública da cidade.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico liberado pela pasta, Goiás conta com 179 casos confirmados. Eles estão distribuídos pelas cidades de  Águas Lindas de Goiás (1), Anápolis (12), Anhanguera (1), Aparecida de Goiânia (1), Bela Vista de Goiás (1), Bom Jesus de Goiás (1), Campestre (1), Catalão (1), Cidade Ocidental (2), Goiandira (1)*, Goianésia (8), Goiânia (102)*, Goiatuba (1), Guapó (1), Itumbiara (3), Jataí (4), Luziânia (6)*, Montividiu (1), Nova Glória (1), Nova Veneza (1), Paranaiguara (1), Pires do Rio (1)*, Rio Verde (10), São Luís dos Montes Belos (2), Senador Canedo (1), Silvânia (1), Trindade (2), Valparaíso de Goiás (6) e Vianópolis (1).

A qualidade dos kits foi atentada com um laudo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Para realizá-lo é necessário uma gotícula de sangue dio testado. Ela ajuda a identificar os anticorpos contra o coronavírus. A pasta afirma que a presença deles em ação sugere que a pessoa teve contato com o vírus.

Essa foi a primeira remessa recebida e que o Ministério já sinalizou o envio de outra. Mas a pasta afirma que, paralelamente, o Governo de Goiás faz a cotação e validação técnica de testes para aquisição de mais 300 mil produtos.