Transporte Coletivo

Projeto que propõe prazo máximo de espera de usuários no pontos de ônibus em Goiânia é aprovado

O projeto de lei que determina o tempo máximo de espera dos usuários do transporte coletivo…

O projeto de lei que determina o tempo máximo de espera dos usuários do transporte coletivo nos pontos de ônibus em Goiânia foi aprovado na segunda votação, que ocorreu nesta terça-feira (3). De autoria do vereador Alysson Lima (PRB), o texto ainda prevê indenização aos passageiros que se sentirem lesados com o descumprimento por parte das empresas. O projeto segue para a sanção ou veto do prefeito Iris Rezende (MDB).

O texto destaca a permanência de até 20 minutos em dias normais, 30 nos finais de semana e até uma hora em dias que tiverem algum contra tempo como chuvas fortes e alagamentos. O projeto ainda prevê que a fiscalização será feita pelos aplicativos já existentes, mas que devem ser aperfeiçoados para um melhor transparência com o cidadão e interligação com o Ministério Público.

A proposta também dará 90 dias para as empresas, após a publicação da Lei no Diário Oficial do Município, para o cumprimentos das propostas citadas. Segundo o parlamentar, o texto busca um transporte público melhor, já que a atual situação é motivo de reclamação de todos os usuários e a pontualidade é um dos pontos mais criticados.

“Trata-se, na verdade, de um serviço ruim e ineficiente, com passagens caras. Faltam ônibus para atender a demanda nos terminais e pontos de ônibus, ocasionando longas filas para o embarque, veículos lotados nos horários de picos e precariedade do serviço”, ressalta.