EMPREENDEDORISMO

Oficinas gratuitas ensinam economia criativa para moradores de regiões periféricas de Goiás

Além de economia criativa, oficinas também abordarão educação financeira e inclusão digital. Inscrições estão abertas

Projeto oferece oficinas gratuitas sobre economia criativa para moradores de regiões periféricas de Goiás (Foto: Divulgação)
Projeto oferece oficinas gratuitas sobre economia criativa para moradores de regiões periféricas de Goiás (Foto: Divulgação)

O projeto itinerante “Onde Há Rede, Há Renda” promoverá oficinas gratuitas presenciais sobre os temas educação financeira, economia Criativa e inclusão digital em Goiânia, entre os dias 3 e 8 de novembro. Focado em fomentar o empreendedorismo periférico e potencializar o impacto cultural e econômico das redes brasileiras, o evento distribuirá mais de R$ 10,5 mil em prêmios para participantes selecionados.

Há 50 vagas disponíveis para cada capacitação, com 20 horas de carga horária. Podem se inscrever povos originários, quilombolas e moradores de regiões periféricas com idade mínima de 18 anos. Essas pessoas precisam ser empreendedoras e integrar redes e coletivos, ou possuir interesse em formar uma rede vinculada à economia criativa.

Programação

Entre os dias 3 e 7, os participantes irão mergulhar nos conteúdos das oficinas, onde terão a missão de desenvolver uma solução inédita para o setor de economia criativa. Cada capacitação ofertará um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3,5 mil, vinculado ao desafio desenvolvido ao longo das aulas presenciais para os participantes.

A programação se encerra no dia 8 com o Encontrão das Redes, em que todos os participantes das oficinas irão se reunir para conferir a feira de produtos de empreendedores locais, roda de conversa, painel, bate-papo, palestra, mostra audiovisual e apresentações culturais e artísticas de grupos locais.

O projeto Onde Há Rede, Há Renda 2025 é patrocinado pelo Nubank. É realizado pelo Movimento Cidade Projetos Criativos, em co-produção com o Instituto Movimento Cidade e o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre o Onde Há Rede, Há Renda

O Onde Há Rede, Há Renda fortalece redes e coletivos brasileiros, oferecendo capacitação, incentivo financeiro e suporte para formalização e desenvolvimento financeiro. Do digital ao manual, das redes sociais às de pesca, das bordadeiras às rendeiras, o projeto valoriza iniciativas com propósitos socioculturais, tornando-as mais sustentáveis e preparadas para gerar renda e cuidar de suas comunidades.

Por meio de oficinas, consultorias e palestras, o programa promove formação prática, cria redes locais de colaboração e culmina no Encontrão das Redes, evento que conecta participantes e compartilha experiências. Com foco em mulheres, juventudes e comunidades criativas, a iniciativa fomenta o empreendedorismo periférico e potencializa o impacto cultural e econômico das redes brasileiras.

Sobre o movimento Cidade Projetos Criativos

Criado em 2018 como um movimento de cultura urbana com foco na difusão e realização audiovisual sediado no Espírito Santo. Em 2020 foi fundada a produtora, que tem como propósito fazer da cidade, o território mais diverso, criativo, justo e bonito. Para isso, realiza programas, produtos e projetos culturais que já chegaram às cinco regiões brasileiras, totalizando 10 estados e Distrito Federal e 17 cidades, dentre elas a Cidade do México. Com o lema “Cidade são pessoas”, o movimento também realiza o Festival Movimento Cidade, o maior festival de artes integradas do Espírito Santo.

Redes sociais

Instagram: @ondeharedeharenda / @mc.projetoscriativos
Site: movimentocidade.com

SERVIÇO

Onde Há Rede, Há Renda – Edição Goiânia
Data: 3 a 8 de novembro de 2025
Locais:
● Sebrae Goiás – Avenida T-3, 1000 – St. Bueno (oficinas do dia 3 a 7); e
● HUB Goiás – Rua 261, 384 – Setor Leste Universitário (‘Encontrão das Redes’ no dia 8)
Inscrição: Gratuita através do formulário disponível em bit.ly/inscricoesgoiania

Leia também