projeto

Goiânia: Projeto que previa revogação da ‘taxa do lixo’ é arquivado na Câmara

A taxa ainda não começou a ser aplicada, mas já gerou debates

Projeto que revogaria taxa do lixo em Goiânia é arquivado na Câmara A taxa ainda não começou a ser aplicada, mas já gerou debates
Foto: Prefeitura de Goiânia

O projeto de lei que previa a revogação da Taxa de Limpeza Pública (TLP), vulgarmente conhecida como ‘taxa do lixo’, em Goiânia, foi arquivado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (18/6). A intenção era sobrepor a Lei nº 11.304/2024, que criou a cobrança da TLP na capital. A taxa ainda, que segue válida, não começou a ser aplicada, mas já gerou debates entre parlamentares, prefeitura e população.

A iniciativa pela revogação chegou a ter parecer favorável da Procuradoria da Câmara, mas acabou retirada da relatoria do vereador Willian Veloso (PL) e redistribuída para Igor Franco (MDB), líder do governo na Câmara e relator da matéria que instituiu o tributo. A mudança ocorreu no mesmo dia da votação, conforme registros da própria Câmara.

LEIA MAIS
Com valor único de 21,50, taxa do lixo passa a ser cobrada a partir de julho

‘Manobra’ x ‘assunto superado’

Na sessão, Igor Franco apresentou parecer pelo arquivamento. Para ele, o assunto “já foi debatido, aprovado e superado”. O vereador Lucas Vergílio, que assina o dispositivo arquivado, criticou a decisão. Segundo ele, o projeto não chegou a ser discutido no mérito.

“Lamento muito saber que este projeto foi arquivado – e nem foi pela democracia. Se fosse no voto, era compreensível. Mas, infelizmente, foi uma manobra que fizeram”, declarou.

LEIA TAMBÉM
Sefaz define regras para pagamento da taxa do lixo em Goiânia; confira