PT confirma filiação de homem que invadiu shopping de Goiânia com carro, mas nega motivação política
Delegado informou que não haveria indícios de crime com motivação política
Com Domingos Ketelbey
O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou que Gilberto Ribeiro Gonçalves, preso na segunda-feira (21) por invadir com um carro uma das entradas do Shopping Flamboyant, em Goiânia, é filiado ao PT desde 2008, mas que não participa de nenhuma instância política, diretiva ou deliberativa da sigla, tampouco de eventos ou atividades promovidas pela legenda. Negou, ainda, a existência de “qualquer motivação política ou à atuação do nosso partido”.
Durante a prisão, o homem estaria com um broche do PT. Ao Mais Goiás, o delegado Rilmo Braga também informou que não haveria indícios de crime com motivação política. “A partir de agora, nós vamos oficializar o referido partido político, justamente para termos essa informação de modo oficial. Mas, pelas apurações preliminares, não há nada nos autos que possa denunciar que ele tem envolvimento político ou mesmo que esse crime possa ter qualquer conotação política.”
Testemunhas disseram que o carro entrou em alta velocidade pela entrada próxima ao restaurante Piquiras. A parte da frente do veículo ficou bastante danificada. A entrada do prédio foi danificada, além de um banner do local. O carro conseguiu entrar cerca de 50 metros dentro do shopping.
Vídeos enviados por leitores do portal mostram o momento em que o homem é imobilizado pelos seguranças do shopping, mesmo oferecendo resistência. A Polícia Militar foi chamada e esteve no local.
O Mais Goiás não conseguiu contato com a defesa, mas mantém o espaço aberto.
Possível surto psicótico
A Polícia Civil apura se o acusado sofreu um surto psicótico durante o episódio. Ainda segundo o delegado Rilmo Braga, o suspeito permaneceu em silêncio durante o interrogatório, mas relatou informalmente aos policiais que “teve vontade de ir ao shopping e assim o fez”.
“Tudo indica que ele passava por um momento de dificuldade psicológica. Os familiares relataram que ele tem histórico de problemas como TDAH, bipolaridade e esquizofrenia”, afirmou Rilmo, em entrevista ao Mais Goiás.
O homem está preso e deve passar por audiência de custódia nesta terça-feira (22). Caso seja considerado inimputável, poderá ser submetido a medidas de segurança, como internação, em vez de pena de reclusão.
A investigação vai incluir o chamado incidente de insanidade mental, com avaliações médicas e periciais. “Mesmo que ele seja inimputável, um caso grave como esse não pode ficar impune”, disse o delegado. Um cliente que estava no local no momento do incidente relatou. O suspeito foi autuado por direção perigosa, dano ao patrimônio e exposição de perigo à vida. Também há possibilidade do acusado ter cometido pelo menos três tentativas de homicídio.
Nota Oficial do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores
“O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) vem a público repudiar veementemente qualquer ilação ou tentativa de vincular o lamentável incidente ocorrido no Shopping Flamboyant, protagonizado pelo Sr. Gilberto Ribeiro Gonçalves, a qualquer motivação política ou à atuação do nosso partido.
Esclarecemos que, embora o Sr. Gilberto seja filiado ao PT desde 2008, ele não participa de nenhuma instância política, diretiva ou deliberativa do partido, tampouco de eventos ou atividades promovidas pela legenda. Trata-se, portanto, de um ato isolado, sem qualquer relação com o Partido dos Trabalhadores ou suas diretrizes.
O ocorrido no Shopping Flamboyant configura-se como um fato isolado, aparentemente motivado por questões de ordem pessoal ou, possivelmente, por algum tipo de transtorno mental, cabendo às autoridades competentes a devida investigação e apuração dos fatos.
Reiteramos nosso compromisso com a democracia, a paz social e a responsabilidade na condução de nossas atividades políticas, rejeitando qualquer tentativa de politização de atos individuais que não refletem os valores e princípios defendidos pelo PT.“
Atenciosamente,
Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores