"NOVO EIXÃO"

Reforma das estações do Eixo Anhanguera começa pelo Terminal Novo Mundo

CDTC também priorizou obras de reformas na Estação Hemocentro

Projeção do Terminal Novo Mundo
Reforma dos terminais do Eixo Anhanguera começa pelo Novo Mundo, decide Governo de Goiás (Foto: Projeção - CDTC)

A reforma dos Terminais e Estações do Eixo Anhanguera vai começar oficialmente em janeiro de 2024 pelo Terminal Novo Mundo e pela plataforma Hemocentro, na região central de Goiânia. O assunto foi deliberado na última reunião da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC). O cronograma completo prometido para novembro, ainda não está pronto de acordo com a apuração feita pelo Mais Goiás.

Apesar de ainda não haver detalhes do cronograma, os técnicos trabalham em entregar todos os terminais da via até dezembro de 2025. O Terminal Novo Mundo, por exemplo, deve ser reinaugurado em outubro de 2024. Concomitantemente, outros espaços estarão em restauração.

Já as estações devem ficar prontas até julho de 2025. O Hemocentro foi escolhido como ponta de partida por conta do alto movimento do local. A avaliação dos técnicos da CDTC é aproveitar o baixo movimento dos meses de janeiro e fevereiro no local. Também conta a degradação do espaço. 

Situado numa região centralizada, a estação é uma das mais comprometidas de toda a via. Tudo correndo dentro do previsto, a estação deve ser reinaugurada em abril de 2024.

O Mais Goiás já havia mostrado que a CDTC tinha intenção de começar as obras pelo Terminal Praça da Bíblia. A alteração no planejamento se deu por questões logísticas. Como a estação será totalmente fechada seria necessário encontrar um terminal temporário. Para não comprometer o prazo final, os técnicos decidiram começar pelo Novo Mundo.

Um terminal provisório será montado entre o Jardim Novo Mundo e a estrada de ferro que vai para Senador Canedo. O espaço já deverá estar pronto assim que o atual terminal for fechado para a reforma.  Além dessas deliberações, a CDTC estima 180 novos abrigos em toda a região metropolitana de Goiânia até junho de 2024, com 510 novas reformas e sinalizações em outros 690 pontos.